segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Tiradas do Baú

Desde a Grécia Antiga e a Roma Antiga que as dinastias vem sendo paulatinamente derrotadas pela força do povo. Basta comprovar a História.

Expurgamos a Ditadura Militar do Brasil. Hoje, vivemos numa democracia plena, com uma Constituição Cidadã, promulgada em 1988, após a redemocratização do País.

E, por falar em democracia plena, sistema político em que vivemos atualmente no Brasil, só temos uma declaração a fazer: quando o povo quer, não tem jeito, meu povo!

Icó, minha querida cidade, tombada nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), se libertou de uma dinastia de 30 anos de poder, controlada por duas famílias do atraso, que só pensaram em se beneficiar e se locupletar as custas do suado dinheiro do povo icoense. Trata-se da família Nunes e da família Peixoto Farias.

Uma hora, esta dinastia tinha que cair. A hora chegou. O povo sufragou, no último domingo (07), o nome de Jaime Júnior (DEM) como prefeito eleito, um homem sozinho que derrotou cinco coronéis. São eles: Oriel Nunes, Quilon Peixoto Farias, Neto Nunes, Cardoso Mota e Marcos Nunes, o recandidato fracassado nas urnas.

Foi a maior votação já obtida por um candidato a prefeito em Icó. O povo deu o seu troco e elegeu quem realmente representa a mudança, que é uma palavra forte em tempos de democracia.

Não tem jeito. A dinastia caiu e agora terão que se ocupar com outras atividades. Afinal, a Prefeitura Municipal de Icó, transformada por eles em propriedade particular, passará a ser gerida por outras mãos a partir de janeiro de 2013 até 2016.

A derrota foi grande e agora para os vitoriosos, assim como eu, vamos comemorar porque a "rural vai desabar". O jeito é o lado fracassado "arrumar a mala", como bem afirma a canção, que já se transformou em hino, quando algum candidato vence as eleições em território icoense.

Enfim, Icó acordou com o rosto de felicidade, liberta de uma dinastia, que humilhou o seu povo por 30 anos. E, quando afirmei que a nossa terra era um dos poucos municípios cearenses que podia eleger a oposição, é porque o nosso histórico de eleições passadas já comprovava isso. 

Avisei e foi o que ocorreu.