terça-feira, 2 de outubro de 2012

Notas Curtas!

# Programa de Governo

Na manhã desta terça-feira (02), o candidato a prefeito de Icó, Jaime Júnior (DEM), lançou o seu programa de governo, com a presença de profissionais liberais e milhares de populares. O evento aconteceu nas dependências da Loja Maçônica Cavaleiros da Liberdade Nº 21. Jaime Júnior e De Assis Pereira, postulante a vice-prefeito, usaram da palavra e agradeceram a cada um dos profissionais que elaboraram o plano, que contém melhorias para todas as áreas da administração pública icoense, com muitas inovações. O plano é uma visão inovadora de gestão pública para garantir mais qualidade de vida à nossa população. Na realidade, não é um elenco de promessas, mas sim um compromisso que o candidato assume com cada morador da nossa querida Icó, diferentemente do adversário que, vergonhosamente apresentou em 2008, um programa de governo copiado da Internet e oriundo de um instituto localizado no Sul do País. Ele deve está envergonhado e sequer apresentou neste ano um plano convincente. Eu estive hoje na Maçonaria e gostei do que vi e li. O caminho é este, com certeza!


Foto da primeira nota: Padre José Augusto usando a palavra, sendo observado pelos candidatos Jaime Júnior e De Assis Pereira. Quem esteve também na Maçonaria foi a pastora Cleide. Ao final, todos rezaram um Pai Nosso.

# Opinião!

Na reta final das eleições municipais, não custa nada repetir aquela verdade que todos sabem mas nem sempre lembram em tempos de alta polarização política. Não, estas eleições não terão papel decisivo na escolha do novo presidente da República, no longínquo pleito marcado para outubro de 2014. Não, elas não servirão para julgar a herança deixada por Luiz Inácio Lula da Silva nem permitirão outra avaliação do governo de Fernando Henrique Cardoso. Elas são mais importantes que tudo isso. As eleições municipais são essenciais em todos os países, porque dizem respeito a um momento peculiar do universo político. A cidade é o ponto de encontro da vida pública com a vida privada. É aquele lugar onde as verdades aparecem, as prioridades se demonstram e as competências passam por seu teste definitivo.

# Prêmio Gandhi de Comunicação 2012

Conheça os vencedores do Prêmio Gandhi 2012 promovido pela Agência da Boa Notícia: Categoria Estudante - Francisco Jefferson Privino de Oliveira, da Faculdade 7 de Setembro (Mídia Eletrônica), com a reportagem "O esporte e a difusão de um projeto pela paz", veiculada pela Agência de Notícias Fato, da própria instituição de ensino superior; Categoria Estudante: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Beatriz Jucá, da Universidade Federal do Ceará (UFC), com o livro-reportagem "Unidos no Roçado - Vidas entrelaçadas entre saudades e samba"; Categoria Profissional Radiojornalismo - Liduína Saraiva, da FM Jangadeiro, ganhou pelo segundo ano consecutivo, dessa vez com a série de reportagens sobre "Sustentabilidade: Construção Civil, Agricultura e Infraestrutura"; Categoria Profissional Jornalismo Impresso - Thiago, do jornal O Povo, com a reportagem "A força da ação que só o amor justifica"; Categoria Profissional Telejornalismo - Juliana Castanha, da TV Jangadeiro, com a série de reportagens "Brava Gente". Ainda foram agraciados, a estudante Maria Damasceno Falcão (Unifor), na categoria estudante mídia impressa, e Alex Costa de Oliveira (Diário do Nordeste), na categoria profissional fotojornalismo, com a foto "Eu vim para os pobres". Foram 35 mil em premiações. Parabéns, fica aqui o reconhecimento do Blog para todos os contemplados.

# Só me faltava essa!

Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode provocar uma reviravolta no quadro de indeferimentos de candidatos a prefeito e a vereador com base na Lei da Ficha Limpa. O TSE concedeu registro de um candidato a prefeito (Sandoval Cadengue de Santanta, cidade de Brejão, em Pernambuco), que teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas, mas não julgadas pela Câmara de Vereadores. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral foi recebida com preocupação com especialistas em direito eleitoral, defensores da lei e, principalmente, promotores eleitorais que lutaram e lutam para ver a Lei da Ficha Limpa como instrumento de exclusão de maus políticos da vida pública do País. Segundo o juiz Márlon Reis, um dos autores da minuta da Lei da Ficha Limpa, a decisão do TSE é um duro golpe contra a aplicação da legislação, mas é taxativo: o entendimento do TSE será derrubado pelo STF. E acrescenta: ''A decisão do TSE contraria o que ficou consolidado no Supremo''. (Do site Ceará Agora).

# Calendário eleitoral icoense!

Última semana de campanha política. Em Icó, esta terça-feira (02) é dedicada a coligação "Mudança com honra e coragem", liderada pelo oposicionista Jaime Júnior (DEM). Além do lançamento do programa de governo, a caravana do candidato está visitando o Alto da Cooperativa, na periferia da cidade e a mais tarde tem a presença confirmada da deputada estadual Fernanda Pessoa (PR). Já nesta quarta-feira (03), é a vez da coligação comandada pelo recandidato Marcos Nunes (PMDB). A comitiva realizará o seu último comício, muito provavelmente com uma grande carreata pelas principais ruas do município. Por sua vez, Jaime Júnior e aliados realizarão, na próxima quinta-feira (04), o seu último comício em praça pública, acompanhado de um grande Jóia Folia pelas seculares ruas de Icó. Na sexta-feira (05), por determinação judicial, as duas coligações farão campanha, mas em horários diferentes. Das 8 horas da manhã até às 16 horas, é a vez do grupo "Icó cada vez melhor" e das 16 horas até às 23 horas é a vez da coligação "Mudança com honra e coragem". No sábado (06) ninguém fará campanha e sim a juíza eleitoral, Dra. Lia Sammia de Souza Moreira, visitará algumas comunidades e seções eleitorais. E aí pronto! Chega o domingo (07) e todos os eleitores icoenses decidirão o futuro de Icó entre a continuidade e a verdadeira mudança. Acorda, Icó!

# Estendendo amizades!

Já em Icó há duas semanas e aqui já tivemos a oportunidade e a alegria de encontrar e conhecer três importantes blogueiros do município. Tratam-se de Rafael Lira (Icó na Rede), Professor José Santos (Blog do Professor José Santos) e Lacy Carvalho (Blog do Lacy Carvalho), além de icoenses que nós só tínhamos contato através do Facebook, como os amigos Vinicius Emmanuel e Roberto Neto. Prazer em conhecê-los. Bom saber que os cinco conterrâneos lutam por um Icó melhor para todos. Parabéns!