segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Notas Curtas!

# Natal Fashion, só em 2013!

Passada a euforia da eleição municipal de Icó, decidimos que o evento Natal Fashion 2012 não será realizado neste ano, como nos anos de 2010 e 2011. Resolvemos esperar a posse do novo governo, a partir de janeiro de 2013, e agregar este nosso acontecimento de moda ao projeto "Um Mercado de Cultura", criado e implementado pelo professor Genildo Angelim, na sua rápida passagem como secretário de Cultura e Turismo desse município e que foi desativado pela atual equipe da pasta cultural. Portanto, em dezembro de 2013, a terceira edição do Natal Fashion será realizada dentro das dependências do Mercado Antigo, revitalizando, sobremaneira, aquele espaço histórico. E agora com o apoio e parceria da Secretaria de Cultura e Turismo, independentemente de quem assuma o órgão. O projeto "Um Mercado de Cultura", por sua vez, será recriado, para o bem dos amantes da cultura icoense.

# Quilon e esposa nos States

O médico e ex-prefeito de Icó, Quilon Peixoto Farias (PSD), e sua esposa, a educadora Ciana Farias Nogueira, estão de malas prontas para os Estados Unidos. O voo do casal deve decolar entre terça-feira (16) e quarta-feira (17). Os dois passarão alguns dias nos States, com o intuito de descansarem da eleição 2012, quando o filho Charles Peixoto (PSD) não conseguiu se reeleger vice-prefeito icoense. Contudo, é hilário alguns estarem dizendo por aí que no Icó haverá uma nova eleição em breve. Ora bolas, caras pálidas! Até Dr. Quilon Peixoto Farias já chutou o barco e já já ele embarca para a Terra do Tio Sam. O melhor que vocês podem fazer é se conformar e aceitar o resultado das urnas porque em Icó não haverá nova eleição, segundo o advogado Rossini Farias Camelo comentou para nós, imbuído das Leis eleitorais e de quem realmente entende do assunto. Afinal, meu tio advogado é o decano dos advogados de Icó.

# Dona Lourdes Maciel passa bem!

A matriarca icoense Lourdes Maciel encontra-se ainda em Fortaleza. Depois de quebrar três vértebras, a educadora estar passando bem e já repousa em um apartamento, de propriedade de sua família. Não corre mais perigo e já já chegará em Icó. Afinal, é icoense, tem domicílio residencial neste município, participou da vida da cidade por muito tempo, educando muitos dos profissionais filhos da terra. Não é porque perdeu uma eleição que dona Lourdes Maciel terá que residir em outra municipalidade. Muito pelo contrário, ela continuará exercendo as suas funções nas diversas festas religiosas que o município realiza, igualmente como os médicos Quilon Peixoto Farias e Cardoso Mota, que jamais serão expulsos da terrinha. Sabe por que? Porque nenhum prefeito tem autoridade para expulsar da cidade quem quer que seja. Ah: dona Lourdes foi cuidadosamente atendida pelo médico Augusto Guimarães, primo do deputado estadual Neto Nunes (PMDB), que solicitou à família para a mesma não comparecer a eleição do último dia 07 de outubro.

# Icó recebe visita

Nesta terça-feira (16), às 8 horas, no Teatro da Ribeira dos Icós, a TV Verdes Mares Cariri estará em Icó gravando um documentário sobre a nossa valiosa história. Quem informou para o birô do Blog foi o historiador Altino Afonso, grande conhecedor de nosso acervo cultural e técnico da Secretaria de Cultura e Turismo deste município. Não só estaremos presentes, como também, apoiamos a iniciativa. Afinal, é a nossa terra sendo mostrada para muitas outras localidades.

# Sobre a eleição de Icó

Segundo o advogado icoense Rossini Farias Camelo, o Icó não terá nem nova eleição, muito menos um segundo turno. Veja o por que: 2º turno só é realizado naquelas cidades com mais de 200 mil eleitores e não habitantes. O que não é o caso de Icó (nós temos cerca de 52 mil eleitores e cerca de 70 mil habitantes). Com um calhamaço de Leis eleitorais, o decano advogado explicou que a eleição icoense já está consolidada e Jaime Júnior é sim o futuro prefeito do município. Primeiro, porque o prefeito Marcos Nunes teve o seu registro de candidatura cassado em primeira instância pela juíza eleitoral Lia Sammia de Souza Moreira. Segundo porque Jaime Júnior, o eleito, teve o maior número de votos válidos, com 19.170 sufrágios contra 16.770. Terceiro porque o atual prefeito não estava apto a ser votado devido a sua candidatura sub júdice (ainda aguarda julgamento de recurso). E quarto: devido a cassação de registro de candidatura acima relatado, o eleito Jaime Júnior somente com o voto dele (um voto) já poderia ser considerado o vitorioso no pleito do dia 07 de outubro devido justamente a candidatura do adversário ter sido impugnada. Portanto, o melhor é se conformar com o resultado e deixar JJ trabalhar pelos próximos quatro anos, dr. Hermano Limeira que, aliás, acumulava as funções de procurador geral do Município (PGM) com a de advogado da coligação perdedora, daí querer tumultuar o processo que já foi devidamente votado, dentro da transparência da Justiça Eleitoral e com o povo querendo a mudança. O resto "é conversa para boi dormir!" de quem deixará a importante função e de gente que não sabe perder. E outra: para pedir impugnação de candidatura, os advogados devem agir no momento da apuração, o que não foi feito. Somente no decorrer da última semana é que começaram a "plantar notícias e factóides" falsos e mentirosos para enganar a população. Tenha santa paciência, viu?

# Dia do Professor!

Como filho de professores, parabenizamos a todos os professores deste Brasil, especialmente aos mestres de Icó, pelo Dia do Professor, transcorrido nesta segunda-feira (15). Aqui, em nome de todos os educadores, queremos homenagear, com felicidade, as professoras icoenses Ana Beatriz, Jorginha, Eleneuda, Idelzuite e dona Marinete Menezes, por terem incentivado a este blogueiro, mesmo de forma indireta, a se tornar um jornalista. As aulas de Português e Redação que tivemos com vocês foram o estopim fundamental para que pudéssemos escolher o curso de Comunicação Social - com habilitação em Jornalismo - sem esquecer, contudo, o nome do nosso orientador Paulo Júnior, que com maestria conduziu conosco a nossa monografia (Trabalho de Conclusão de Curso/TCC). Claro! Com o tema voltado para a área de política. À vocês, o nosso muito obrigado e feliz dia do professor.