terça-feira, 30 de outubro de 2012

De olho nas articulações legislativas

Ítalo da Paz, vereador reeleito para a Câmara Municipal de Icó, será sempre lembrado para qualquer cargo público. Atualmente, o edil preside o DEM icoense, partido que elegeu o futuro prefeito Jaime Júnior e o postulante De Assis Pereira, ambos pertencentes a mesma agremiação política.

Antes, havíamos anunciado aqui um prognóstico acerca da futura mesa diretora da Câmara Municipal de Icó, onde anunciávamos o nome do vereador Ítalo da Paz como forte concorrente a disputar a Presidência da Casa pela futura situação que dará base de apoio ao prefeito eleito.

Mas, passaram-se algumas semanas após o pleito eleitoral e, agora, não temos mais dúvidas de que o cargo de presidente da CMI está mais para o lado do vereador decano Gilberto Barboza/foto (PSDB), filho de um ex-presidente do legislativo icoense, o saudoso Antônio Barbosa de Souza, que dar nome ao plenário da Casa.

Mas por que fazemos esta conjectura? 

Pelo simples fato de que o vereador Gilberto Barboza é o mais antigo parlamentar icoense, com seis mandatos, ter livre trânsito em todos os segmentos da sociedade, ser uma pessoa pacata e conciliadora, sendo, portanto, um importante quadro para ocupar o cargo de presidente de nosso legislativo municipal, que nos últimos anos viveu dias de má administração, falta de transparência e discussões acaloradas.

Sem contar no fato de que o vereador Gilberto Barboza desempenha suas funções parlamentares dentro da ética e respeito mútuo [tem as mãos limpas]. O seu primeiro mandato exercido foi no final da década de 1970, quando ainda tinha apenas 18 anos. O seu pai, à época, era vice-prefeito de Icó, durante a primeira gestão do médico e ex-prefeito Quilon Peixoto Farias (PSD).

Portanto, se por acaso vier a ser consolidado o nome do advogado Gilberto Barboza como o novo presidente da Câmara Municipal de Icó, para o próximo biênio 2013/2014, será um reconhecimento ao seu trabalho abnegado em favor dos icoenses e de sua terra.

Com certeza, a CMI estará em muito boas mãos. Esperamos que a escolha seja por unanimidade e que o poder legislativo tupiniquim volte a brilhar na terra dos Icós.