terça-feira, 23 de outubro de 2012

Quase virando a folhinha!

 
Estamos em plena semana do aniversário do município de Icó, que completa na próxima quinta-feira (25), 170 anos de emancipação política. Uma idade "redonda" e que necessitaria de uma grande festa para celebrar a data.
 
Porém, a atual Secretaria de Cultura e Turismo não dar sinais de que teremos uma grande programação para festejarmos o aniversário de nossa amada e histórica cidade de Icó. Até o presente momento, não temos nada de concreto e oficial nesse sentido.
 
Enquanto isso, a Escola Ana Vieira Pinheiro comemora os seus 90 anos de existência, com uma rica programação que envolve alunos, professores e funcionários. E o grande historiador icoense Altino Afonso, homem simples, pacato, profissional exemplar e cheio de história sobre o Icó para contar, também festeja a sua data nesta terça-feira (23), onde completa 57 anos de idade.
 
Infelizmente, entra ano e sai ano, e os nossos gestores culturais não estão nem aí para o aniversário de nosso município que, num passado bem distante, tinha orgulho de comemorar a Semana do Município de Icó, a antiga e finada Semic, nos tempos gloriosos dos mandatos da família Monteiro.
 
Hoje, a pasta cultural está mais preocupada em realizar, com maestria, o Forricó, uma festa popular tradicionalmente produzida no mês de julho e que acontece no Largo do Theberge, vulgariamente chamada de Praça do Forricó, mesmo a revelia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Já o aniversário do município fica relegado a último plano.
 
Mas será que se o atual prefeito Marcos Nunes (PMDB) tivesse sido reeleito, esta data histórica passaria em branco? Eis a questão! O que se sabe é que no site da banda "Toca do Vale", o dia 24 de outubro, véspera do aniversário de Icó, estaria reservado para a nossa cidade. Porém, para surpresa de muitos, a atração foi cancelada. Será por que? Por que será?
 
Com tudo isso, Icó permanece sendo a cidade do que já teve. Nenhum governo consegue manter as coisas boas e aprimorar o que não deu certo. Esperamos que o próximo prefeito Jaime Júnior (DEM), que contou com o nosso apoio e voto, consiga fazer diferente, realizando projetos que realmente engrandeçam ao município e sua gente.
 
Excluindo isso, Icó você és belo por demais. Merece todos os parabéns possíveis. Feliz aniversário antecipadamente!