segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Duas faces de uma mesma "mulher"

Longe de mim querer ou desejar algo de ruim para a família de dona Lourdes Maciel, importante matriarca icoense e que foi minha diretora administrativa, quando estudei até o 3º ano do Ensino Médio, no Colégio Senhor do Bonfim.

Aqui, quero me solidarizar com a família de dona Lourdes Maciel que, nesse momento, encontra-se hospitalizada em Fortaleza, após uma queda de escada, ocorrida em sua própria residência, logo depois de policiais encontrarem supostos resquícios de corrupção eleitoral justamente em seu domicílio residencial, localizada na Avenida Ilídio Sampaio, em Icó.

Mas aqui quero aproveitar esta ocasião para registrar um fato ocorrido há muito tempo atrás, quando dona Lourdes Maciel mandava e desmandava na educação e, sobretudo, na política icoense, praticando atos que não condizem com a sua excelente postura de educadora, ótima mãe e avó, mulher de fibra e privilegiada por ter sido casada com o brilhante Eduardo Peixoto (padim), pessoa que já se foi e que mereceu todo o nosso apreço enquanto esteve entre nós.

Mas, enfim!

Num passado distante, dona Lourdes Maciel foi delegada de Educação, da 14ª Deres (Delegacia Regional de Educação), hoje 17ª Crede (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação), órgão vinculado a Secretaria de Educação Básica (Seduc), do Governo do Estado do Ceará.

Nessa época, minha mãe Ana Farias Xavier (Naninha) era diretora pedagógica do extinto Centro Icoense de Ensinos Técnicos (Ciente). Hoje lá no prédio onde funcionava a escola é a Faculdade Vale do Salgado (FVS).

Como já disse aqui, dona Lourdes, além de guerreira e mulher de fibra, sempre foi afeita ao poder, desde a época que detinha o poderio da educação icoense, soltando "contratos" do Estado em troca de votos, bem lá atrás na Ditadura Militar, todo mundo sabe disso. Que o diga dona Marinete Menezes, professora aposentada e que nunca conseguiu um desses "contratos" estaduais, o mesmo veio e foi desviado para outras mãos.

Pois foi justamente esta mulher que acusou a minha mãe de ter "roubado" o Ciente, sendo descoberto posteriormente que tudo não passou de uma farsa. Testemunhas comprovaram que a acusação era mentirosa. Educadoras como dona Alderi, dona Enedina e outras ainda entre nós confirmaram tudo na ocasião, desmentindo a matriarca icoense.

Mas, tem um ditado que diz: "Aqui se faz, aqui se paga".

Minha mãe foi considerada inocente e dona Lourdes Maciel, no dia 04 de outubro de 2012, em sua própria residência, foi detida supostamente tentando comprar a consciência do povo, com dinheiro dentro de camisas amarelas, uma velha prática oriunda da política velha de Icó, conforme provas entregues à polícia.

Pois muito bem!

"Nada melhor do que um dia atrás do outro!" Minha mãe, de ladrona do Ciente, inclusive de panelas da cozinha, passou a inocente e a vitoriosa. E dona Lourdes, de educadora exemplar e mulher de fibra, passou a ...  e a derrotada. Cala-te boca!

Desculpe o desabafo!

# Texto escrito na última sexta-feira (05) e publicado nesta segunda-feira (08), após pensar e refletir que o momento mais apropriado para a sua noticiabilidade seria justamente após a vitória do candidato Jaime Júnior (DEM), no último domingo (07), pelas mãos consagradoras do povão, que destruiu uma dinastia de 30 anos de existência, derrotando a turma do atraso comandada pelos ex-prefeitos Oriel Nunes, Quilon Peixoto Farias, Neto Nunes, Cardoso Mota e o atual Marcos Nunes, o recandidato fracassado.