sábado, 27 de outubro de 2012

"UFC: verdades e mentiras!"

Na foto, além do reitor Jesualdo Farias, o professor Luíz Antônio, diretor do Centro de Ciências Agrárias; o Dr. Luíz Jorge, advogado; e os empresários Alencar e Oto, proprietários do restaurante Pasto & Pizza, todos eles icoenses e com o mesmo propósito: "fazer do Icó uma nova cidade!"
 
Após o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) receber a visita do prefeito eleito de Icó, Jaime Júnior (DEM), agora foi a vez da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde junto com o reitor Jesualdo Farias, foi debatido assuntos de interesse da instalação do futuro campus da instituição no município icoense.
 
Lá, Jaime Júnior ficou informado sobre a real situação da UFC Cariri e a implantação do campus de Icó. Veja algumas verdades e mentiras.
 
1) A criação dessa unidade no interior não se deve a nenhum parlamentar, mas a decisão da própria Universidade, do MEC (Ministério da Educação) e da presidente Dilma Rousseff (PT);
 
2) A escolha de Icó e Brejo Santo para sediar os campus também foi decisão da UFC;
 
3) A previsão para funcionamento em Icó é para 2015;
 
4) A ideia inicial é que Icó seja um centro de excelência na formação de professores;
 
5) Até agora não foi resolvida a questão do terreno que vai sediar a Universidade;
 
6) Tentaram desviar o campus de Icó para Iguatu, mas a UFC não permitiu;
 
7) "O reitor solicitou a nossa parceria e eu já assumi o compromisso com ele de que iremos dar todo o apoio e, se Deus quiser, inauguraremos esta Universidade em 2015", disse Jaime Júnio, futuro prefeito de Icó para a gestão 2013/2016.

E ainda:

O reitor Jesualdo Farias, reeleito para mais um mandato a frente da Universidade Federal do Ceará (UFC), também colocou a disposição do prefeito eleito de Icó Jaime Júnior, o professor Alberto Teixeira, mestre em gestão pública, para capacitar a equipe icoense a partir de janeiro. "Com certeza, faremos isso", afirmou JJ.

Bons ventos para a educação, para a juventude e para área de ciência e tecnologia de Icó. O próximo governo já começou certo e vem muito mais por aí. Infelizmente, o atual gestor municipal nunca teve tino e nem traquejo administrativo para lidar com assuntos importantes dessa natureza.

Parabéns, Jaime Júnior, que neste domingo (28), completa 50 anos de idade. As Bodas de Ouro mais comemorada em Icó nos últimos anos. Pode crer!