segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Tiradas do Baú

Era o governo de Nilton Nogueira Fernandes. A sede da Prefeitura Municipal de Icó funcionava onde hoje reside a família do agricultor Moacir Brasil, na Avenida Ilídio Sampaio, mais conhecida como Rua Grande e onde se localiza boa parte do valioso patrimônio histórico e arquitetônico do município.
 
Nessa época, o então comerciante do ramo de tecidos, Raimundo Roberto de Alencar, meu avô materno, era vereador de Icó, ele que assumiu o mandato de parlamentar icoense em duas legislaturas.
 
"Seu" Raimundo Roberto (in memorian) foi ferrenho opositor ao governo do ex-prefeito Nilton Nogueira Fernandes, que administrou o município numa época em que práticas como abuso de poder, coronelismo, voto de cabresto e pistolagem ainda existiam a olho nu na terrinha, que nessa semana completa 170 anos de emancipação política.
 
Por sua vez, o então vereador e ex-comerciante Raimundo Roberto de Alencar fazia constantes críticas ao governo ora instalado em Icó, sempre na companhia de seu fiel escudeiro, o também ex-vereador Alcides Costa, pai do também ex-vereador Costinha. A dupla representava, à época, a oposição icoense e eram vozes sempre em defesa da população, não aturando os abusos e desmandos de poder do gestor municipal naquela ocasião, um homem intransigente, prepotente e que governou com "unha de ferro" o nosso município.
 
Uma certa vez, de tanto criticar a administração de Nilton Nogueira Fernandes, meu avô Raimundo Roberto de Alencar, ex-vereador durante dois mandatos, foi ameaçado de morte pelo próprio prefeito de plantão à época, que disse que se as críticas não parassem, ele iria mandar "matar" o então parlamentar.
 
Na mesma hora, minha avó, Rita Farias de Alencar, como esposa, esperou o ex-prefeito Nilton Nogueira Fernandes chegar a sede da Prefeitura que, por coincidência, se localizava em frente a sua residência, onde hoje funciona a Escolinha Bem-Me-Quer, também na Avenida Ilídio Sampaio (Rua Grande).
 
De imedaito, a matriarca "dona" Ritinha, como era conhecida, foi ao encontro do ex-prefeito Nilton Nogueira Fernandes e disse: "Se você, Nilton, mandar matar Raimundo, eu não contrato nenhum capanga não. Eu mesmo mato você, nem que para isso eu fique pobre e perco tudo". A reação do político só foi uma: riu da situação, na cara dela.
 
Como era homem valente e "caba macho", meu avô continuou fazendo o trabalho dele na Câmara Municipal e continuou sendo um "calo no sapato" do ex-prefeito Nilton Nogueira Fernandes. 
 
E assim relatamos uma das histórias que aconteceram em Icó. São causos icoenses da vida real.