sábado, 20 de outubro de 2012

Notas Curtas!

# Esclarecendo!

A jornalista Jocasta Pimental, na última terça-feira (16), havia enviado um release (sugestão de pauta) para o nosso Blog, sobre a coletiva de imprensa, onde o destaque principal era o padre Reginaldo Manzotti. Imediatamente, no outro dia, a nobre colega entrou em contato conosco através do email desse espaço pedindo para que tirássemos o convite desse veículo de comunicação online porque o evento com a mídia teria sido cancelado, acontecimento este que seria realizado, na última sexta-feira (19), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL). Não titubeamos e retiramos a notícia em respeito a esta profissional, que foi nossa colega de faculdade, é da rádio Dom Bosco e está atuando como assessora de Imprensa do Evangelizar 2012, que ocorre nesse fim de semana, na Praia de Iracema, na Capital. Mais tarde, por intermédio do jornalista Rodrigo Neto, que também é da equipe de comunicação dessa mesma festividade católica, soubemos que tudo não passou de propósito. Simplesmente, o nosso Blog e a TV Jangadeiro deram um furo sobre a coletiva de imprensa, daí a ideia de dizer que o evento havia sido adiado, o que não ocorreu. A coletiva aconteceu com a presença do sacerdote, que é cantor e autor de vários livros. Apenas, o evento era restrito ao pessoal da mídia e se a informação prevalecesse sobre data e local, o público saberia, causando aquele tumulto. Feita esta explicação, está dado o recado em nome do bom jornalismo.
 
# Foi dada a largada!
 
O prefeito eleito de Icó, Jaime Júnior (DEM), juntamente com a primeira-dama, Dra. Adriana Santana, se encontra em Fortaleza, descansando do embate eleitoral e, ao mesmo tempo, já trabalhando para alavancar o desenvolvimento de nossa terrinha. Já foi recebido em audiência no gabinete do governador Cid Gomes (PSB), que dará total apoio para governar o nosso município. Já foi na sede da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e Tribunal de Contas defender o não desmonte da Prefeitura Municipal por parte dos atuais gestores icoenses. E vai continuar peregrinando na Capital durante toda a semana que vem, atrás de recursos e projetos nos órgãos estaduais. Na Fortaleza de todos nós, cearenses, Jaime ainda participou de uma celebração eucarística na Comunidade Católica Shalon, onde pediu graças para administrar o nosso torrão com parcimônia, sabedoria e amor. Espera-se a chegada dele para os próximos dias, onde realizará reuniões com todos aqueles que o apoiaram na eleição desse ano, bem como voltará a visitar algumas comunidades que não receberam a sua presença durante a campanha eleitoral. É isso aí! O caminho é este. Agora, é trabalhar com honra e coragem.
 
# Equipe de Transição
 
Espera-se que o atual prefeito de Icó, Marcos Nunes (PMDB), derrotado, no último dia 07 de outubro, forme uma equipe de transição, entre o mandato que sai e o mandato que assume no dia 1º de janeiro de 2013. Independentemente de que quem ganha ou perde, o certo é que exista a equipe de transição, para que o governo que entra saiba como está todo o organograma da Prefeitura Municipal, com seus projetos, recursos empenhados, finanças, salários de funcionários, número de contratados, obras, et cétera e tal. É o mínimo que a gestão atual possa fazer. Caso contrário, o prefeito eleito pode solicitar, via ação judicial, a formação dessa equipe de transição, como já ocorreu em outras cidades brasileiras em outras oportunidades. Mas o mais sensato é que não aja esta necessidade e todos se entendam para o bem do município, que já sofreu tanto com o descaso administrativo de nossos homens públicos, ávidos pelo poder e por governos totalitários, onde o povo é povo e a elite é elite, numa clara alusão a discriminação social. Isso, no Icó, em pleno século XXI, não cola mais. Precisamos abrir a caixa preta da PMI, começando com a formação de uma equipe de transição e depois, se comprovadas irregularidades, aí sim será feita uma auditoria pública e os culpados punidos.
 
# Falta de vergonha!
 
Um absurdo uma professora do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Infantil (Peti), do município de Icó, ganhar somente R$ 190,00. Para quem não sabe, o Peti icoense funciona na sede do Centro Social Urbano (CSU) e atende milhares de crianças. É um projeto social importantíssimo e que é atuante em todas as cidades brasileiras. Na terrinha dos Icós está sob a responsabilidade da Secretaria do Trabalho e Ação Social. Nesse sentido, independentemente de quem assuma tão importante cargo no próximo governo, é necessário rever este valor, que não paga nenhuma dignidade de quem quer que seja. 190,00 reais é muito irrisório, principalmente, para uma família que depende desse salário. A denúncia chegou até a nós, através de uma professora, que não quer se identificar e que queria abandonar o posto, só não o fez porque a advogada Eurijane Augusto a orientou a permanecer na função, caso contrário a professora poderia ser enquadrada em "abandono de emprego" e não teria como reinvidicar os meses atrasados, outro absurdo. Este é somente um dos grandes "abacaxis" que o próximo prefeito irá enfrentar, juntamente com a sua equipe governamental.
 
# Nossa Senhora do Rosário
 
Nesse domingo (21), acontece a tradicional procissão de Nossa Senhora do Rosário, saindo da Igreja de mesmo nome e que tem como pároco, o Frei Júlio César. Uma linda celebração está sendo preparada para encerrar a festa, daquela que guarda o templo, que foi construído pelos escravos icoenses. Vale a pena prestigiar a este ato de fé e religiosidade. É o Icó em ritmo de festas religiosas. Afinal, estamos no fim do ano e agora é se preparar para as festividades de Nossa Senhora da Conceição do Monte, de Nossa Senhora da Expectação (nossa padroeira) e do Senhor do Bonfim, o terceiro maior evento religioso do Ceará, que acontece de 22 de dezembro de 2012 à 06 de janeiro de 2013.