segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Tiradas do Baú

Foi-se o tempo em que o município icoense elegia anualmente a Miss Icó, numa bonita solenidade e bem prestigiada pela sociedade da terra dos Icós.

Desde os tempos da antiga Semana do Município de Icó (Semic), realizada anualmente na semana que antecedia o dia do aniversário dessa cidade histórica, nos áureos tempos dos mandatos da família Monteiro, que não temos mais esta tradição.

Durante os anos da gestão Marcos Nunes (PMDB), que se encerra no dia 31 de dezembro de 2012, a Secretaria de Cultura e Turismo somente "indicou" alguns nomes para o reinado de Miss Icó, sem, contudo, realizar uma linda festa e as garotas icoenses serem escolhidas através de um corpo de jurados, como manda todo o figurino.

Antes, cada escola  (pública e privada) escolhia a sua própria Miss e enviava a sua representante para a disputa municipal. Eram as mais belas garotas de Icó, cada qual com sua beleza, criatividade e talento. O extinto Centro Icoense de Ensinos Técnicos (Ciente) e o Colégio Senhor do Bonfim eram as instituições escolares que mais ganhavam títulos. A história está aí para ser contada e comprovada. Uma dessas moças era a hoje educadora Socorrinha Monteiro, esposa do advogado Hermano Limeira. E mais: quem se destacou nos concursos da época também foi a ex-secretária de Cultura e Turismo Jequélia Alcântara, dentre várias outras.

A tradição acabou, mas está prestes a ser retomada, com a ascensão da nova gestão municipal de Icó, a tomar posse no dia 01 de janeiro de 2013.

É ideia realizar uma linda festa para a escolha da Miss Icó, no dia em que o município completa aniversário. Ou seja: a cada 25 de outubro, com tudo organizado criteriosamente, com mesa de jurados, premiação e cenário.

Nesse sentido, também será feita, na mesma data, a escolha do Mister Icó, a exemplo do que já ocorre em várias cidades brasileiras.

Os eleitos, a cada ano, deverão concorrer ao título de Miss Icó e Mister Icó, em nível estadual, nos dois maiores e oficiais concursos de beleza do Ceará. Um é organizado pela Agência Book, da empresária Jorlene Cordeiro. Já a etapa masculina é de responsabilidade do promoter cratense André Lacerda.

São estes dois concursos que enviam representantes para as etapas nacionais e que são considerados oficiais. Os demais certames é o que podemos chamar de "cópias", sem nenhuma relevância estadual e, por consequência, em nível de Brasil.

Com certeza, os eleitos terão todo o apoio do prefeito eleito Jaime Júnior (DEM) e do órgão que, por ventura, vier a coordenar o concurso na cidade de Icó, que poderá ser a Secretaria de Cultura e Turismo ou outro setor da administração municipal, a depender de decisões a serem tomadas mais para frente.

Enfim, é uma tradição que vamos resgatar, levando o nome de Icó para os quatro cantos do Ceará e, quem sabe, para fora do Estado. 

Então, é isso aí! Se você, jovem icoense, tem a meta de bem representar a sua cidade, como Miss e Mister Icó, agora chegou a sua vez. Pode se preparar! Novidades excelentes vem por aí.