quarta-feira, 1 de junho de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Educação)

VALORIZAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO

Por prof. Goretti Guerreiro (foto)

Para que aconteça o ensino e a aprendizagem se faz necessário uma relação, um intercâmbio entre o professor e o aluno, ou seja, o feedback - processo de fornecer dados e informações - com o objetivo de ampliar o desempenho escolar, para que se possa atingir os objetivos previstos, em cada nível de ensino e por ambos segmentos.

O conhecimento prévio do aluno deve ser valorizado sim, pois favorece um desenvolvimento mais participativo durante a aula. Como o aluno pode questionar sobre determinada temática sem conhecer? O professor em geral inicia a aula de maneira expositiva, ministrando e preenchendo o quadro branco de conteúdo, utilizando data show, e muitas vezes solicita do aluno, de forma imediata, perguntas sem ter proporcionado um estudo antes relacionado a temática.

Através de uma sondagem reflexiva, ciclo de conversa, o professor, em seu primeiro dia de aula, ou antes de iniciar um novo conteúdo, ele descobre o nível de conhecimento do aluno, em relação à matéria a ser ministrada. Compreender e favorecer a aprendizagem escolar são deveres do professor, como também passar para o aluno a segurança, confiança e disponibilidade para escutá-lo, ouvir as sugestões, assim, oportuniza-se a relação, o intercâmbio entre aluno, professor e educador.

Em sala de aula é possível realizar o que se planeja, e para acontecer se faz necessários a presença da flexibilidade, criatividade, profissionalismo, interesse e condições pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento do planejamento, estratégias, as quais foram inseridas no Plano de Aula, como norteadores para o processo da aprendizagem. O que resta é fazer acontecer, e tudo depende da iniciativa, da busca de realizar o que se pode. Nada melhor conhecer a bagagem de conhecimento prévio do aluno.

# CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização. A professora Goretti Guerreiro escreve nesse espaço toda quarta-feira.