No processo ensino e aprendizagem, a presença do Professor Educador é muito essencial. Os conteúdos são necessários e fazem parte do sistema educacional, mas o diálogo é uma parte integrante, nesse desafio de Aprender a Aprender - um dos Pilares da Educação.
De acordo com Gadotti (1999, p. 2), o educador para pôr em prática o diálogo, não deve colocar-se na posição de detentor do saber, deve antes, colocar-se na posição de quem não sabe tudo, reconhecendo que mesmo um analfabeto é portador do conhecimento mais importante: o da vida.
O Professor ao planejar sua aula, escolher o material didático e os procedimentos pedagógicos, para ministrar o conteúdo, deve se colocar no lugar do aluno. Quantas vezes nos deparamos com situações durante a aula, onde se percebe o aluno descontraído, distante do espaço que ocupa, sem realizar registros em seu bloco de anotações e sem questionar a temática em estudo. Por que acontece? Inúmeras serão as respostas.
Ao elaborar uma avaliação tente responder como aluno, observando se os enunciados estão compreensivos, para uma resposta certa de acordo com os ensinamentos em sala de aula, assim favorecendo uma aprendizagem. Portanto, quando o professor se coloca no lugar do aluno, nesse momento ele estar favorecendo descobertas que facilitem a aprendizagem e o ensino, ou seja, ambos serão beneficiados.
# CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização. A professora Goretti Guerreiro escreve nesse espaço toda quarta-feira.