quarta-feira, 8 de junho de 2011

A Câmara Municipal de Icó e a falta de produtividade continua


Que a Câmara Municipal de Icó é um poder fraco, todos nós já sabemos. Que os vereadores são fisiológicos, também já sabemos. Que são meros "secretários" extensivos da Prefeitura Municipal, também já estamos cansados de saber. E que adoram receber algo em troca de favores, isso é fato e todo icoense já sabe.

Infelizmente, o nosso poder legislativo deixa a desejar em muitos aspectos, a começar pela falta de transparência (mesmo tendo sido criado o site oficial), em não realizar audiências públicas, a falta de zelo nas comissões técnicas (se é que existe), a não convocação de secretários para prestarem contas de suas funções.

O que nos chama a atenção é que cada vereador icoense recebe quase cinco mil reais para se reunirem somente uma única vez na semana (toda quinta-feira no turno da noite) para não fazerem absolutamente nada. Não existe produtividade e nem tampouco compromisso para mudar esta realidade.

É uma Câmara morna, ajoelhada aos pés do poder municipal, sem rumo e o que é pior: cada um de seus edis, da oposição e da situação, só pensam em seus próprios interesses em detrimento dos anseios da maioria da população.

Dos dez parlamentares icoenses, pelo menos cinco, não deveriam sequer terem assento a uma das cadeiras postas atualmente no poder legislativo. São fisiológicos, ao ponto de trocarem suas consciências, seus votos, por barganhas, fato que sabemos que existe e que não vem de hoje. Foi mais exposto durante o mandato desastroso do ex-prefeito Cardoso Mota (PSDB), envolvido até o pescoço em corrupção. Naquela época, vereadores ficaram contra a esta administração e hoje aparecem desfilando ao lado deste e de outros políticos em que foram adversários em 2008. Quanta incoerência! É o Icó, a terra do desgoverno e dos sem políticos sérios.

Em 2012 teremos 15 vereadores eleitos e esperamos, ao menos, que a Câmara se renove em sua maioria porque do jeito que está é que não pode ficar. O povo de Icó merece vereadores competentes e que trabalhe para o município. Chega de fisiologismo e de toma lá dá cá. Renovação já!

Menos blábláblá e mais ação!