quarta-feira, 15 de junho de 2011

Desafio de governar com uma política de "aliança" é conciliar tantos interesses políticos

Governar com aliados é muito melhor do que com adversários. Teoricamente, fazer parte de uma grande coligação tem seus bônus e ônus. Quando você tem uma base muito grande é muito mais difícil dialogar, reunir interesses de várias pessoas. Citamos o caso do governo Dilma, eleito com uma carruagem enorme de partidos políticos. Aí vem o que diz a Bíblia: "Muitos são os chamados e poucos são os escolhidos". Não tem, em Icó, Secretaria para todo mundo, para citar um exemplo, como também, não tem Ministério para todo mundo.

Na nossa cidade de Icó, a Secretaria de Infraestrutura é a responsável pelas principais obras do município, como as que foram inauguradas recentemente. Todavia, muito ainda tem que ser feito, principalmente, no que diz respeito a urbanização, projetando o torrão icoense para a posteridade e modernidade.

Bom mesmo é ver que, em Icó, temos uma overdose de governismo. O prefeito Marcos Nunes (PMDB) é da base aliada da presidenta Dilma Rousseff (PT) e do governador Cid Gomes (PSB). Temos uma cadeia de governismo do município até o Planalto. Mas, infelizmente, não temos explorado isso. Raramente se ouve dizer que o nosso gestor se encontra em Brasília ou no Palácio da Abolição em busca de recursos, diferentemente do que ocorre com o prefeito Agenor Neto, seu colega de partido e que administra a vizinha cidade de Iguatu (CE), que está transformada e o povo iguatuense reconhece isso.

Trabalhar tendo como base uma política de aliados é muito confortável. No entanto, teoricamente, esssa questão de ser ou não aliado não deveria existir. Deve ser priorizado o que for necessidade da população.

Além do apoio da presidenta, do governador e do vice-governador, o prefeito icoense conta com um deputado estadual na Assembleia Legislativa do Ceará, um deputado federal na Câmara dos Deputados (o mais votado do Estado, diga-se de passagem), um senador, sete vereadores, quatro ex-prefeitos, milhares de correligionários, a caneta na mão, o poder das finanças do município e uma emissora de rádio. Acha pouco? De forma alguma!

O teatro já está armado para 2012, ano eleitoral. A oposição vai ter que se desdobrar muito para tentar atingir seus objetivos eleitorais. Não será fácil derrubar este grupo. Precisará de pessoas de peso. Fica ainda mais difícil quando a situação terá o governador como aliado e o provável candidato da oposição terá como seu principal cabo eleitoral, o atual presidente estadual do PSDB, Marcos Cals, que está sem mandato, foi candidato ao Governo do Ceará em 2010 e hoje faz forte oposição a gestão Cid Gomes, que tem três grandes obras para serem inauguradas em breve no município de Icó (Policlínica, Escola Profissionalizante e o Centro de Especialidades Odontológicas).

O embate será duro! É aguardar os próximos desdobramentos. Do jeito que vai atualmente, o prefeito Marcos Nunes se reelegerá bem facilmente. Mas muita água ainda vai rolar.

# Esquecido pela imprensa local de Icó: Alguém sabe dizer onde se encontra o deputado federal Genecias Noronha (PMDB), que teve em Icó quase sete mil votos em 2010? Como a maioria do povo icoense gosta de festa, perguntamos. Cadê a festa de comemoração do parlamentar em solo icoense, como havia sido prometida? Simplesmente, ninguém sabe e os que sabem, não querem comentar. Cala-te boca!