quarta-feira, 1 de junho de 2011

Notas Curtas!

# Folha do Salgado

Lamentamos o fechamento do único jornal impresso de Icó, o Folha do Salgado, de propriedade do atual secretário de Educação, Getúlio Oliveira. Todos nós sabemos que é muito difícil manter um jornal comunitário em um município onde a maioria da população não costuma ler jornal, principalmente hoje em dia, quando temos o "boom" da internet e quando todos os grandes jornais podem ser acessados pela rede mundial de computadores, inclusive o nosso, através de seu blog, logo depois que os assinantes e anunciantes recebem em mãos. Infelizmente, o nosso noticioso fecha as suas portas por questões financeiras e por falta de apoio. A sua última edição deverá circular ainda nessa semana e, com certeza, nos deixará saudades por tudo que fez nesses longos anos. Temos orgulho de ter feito parte dessa equipe, como colunista político, em meados dos anos de 2003 e 2004, quando estávamos iniciando na carreira jornalística. Não temos nenhuma dúvida, mas a imprensa icoense perde um ente querido.

# A Caatinga e o Rio + 20

Nessa semana está sendo realizada a Semana Nacional do Meio Ambiente. No Ceará e no Icó, as festividades em alusão a esta data estão acontecendo a todo vapor. Na Assembleia Legislativa, hoje (01) foi lançada pelo presidente Roberto Cláudio (PSB), o evento "A Caatinga e o Rio + 20" (em outubro na capital cearense), com a presença de várias personalidades militantes dessa área ambiental, como o presidente do Conselho de Meio Ambiente do Ceará, Paulo Henrique Lustosa, o secretário de Meio Ambiente de Fortaleza, Deodato Ramalho, o Instituto Nordeste 21, o Banco do Nordeste, o Ministério Público representado pela promotora Sheyla Pitombeira, dentre outras. O requerimento partiu da iniciativa do deputado Dedé Teixeira (PT). No Icó, a Escola Centro de Referência Padre José Alves de Macêdo (Cirão) fez a sua parte e realizou um ato com a participação maciça de seus alunos.

# PPA em Icó (CE)

Hoje (01), o vice-governador do Ceará, Domingos Filho (PMDB), está em Icó participando de um seminário visando a elaboração do Plano Plurianual do Estado (PPA) 2012-2015. O intuito é discutir com a sociedade cearense as ações a serem desenvolvidas pelo governo nos próximos anos. Que o povo e os dirigentes de Icó saibam incluir projetos para o município que realmente traga progresso e desenvolvimento. E o mais importante: que haja fiscalização e cobrança para que estes compromissos sejam atendidos num curto espaço de tempo.

# Deu no Blog Icó Cultural

Arquivo Histórico de Icó pode ser visitado na antiga Casa de Câmara e Cadeia, onde hoje funciona a sede da Secretaria de Cultura e Turismo e a sede da Biblioteca Pública Plínio Albuquerque Pequeno. Com documentos de até 1760, o espaço é mais uma opção de visitação. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre a nossa história. As informações são do Blog Icó Cultural, de autoria dos icoenses Bruno Kaos e Marcos Mota.

# Kátia Scherr

Hoje (01) aniversaria a mãe do modelo internacional Felipe Scherr, Kátia Scherr. Como já coloquei no Orkut, desejamos tudo de bom para você e para a sua família. Comemore bastante o seu dia, apague a velinha e seja feliz. Em tempo: o seu filho Felipe Scherr chega ao Brasil no fim dessa semana, direto de Londres, na Inglaterra, onde reside atualmente. E, entre os dias 24 e 27 de junho, estará em Fortaleza para cumprir uma extensa agenda na mídia a nosso convite. Felipe promete, na semana do aniversário da mãezona, matar as saudades assim que chegar no Rio de Janeiro. É isso aí, garoto!!! Estamos esperando você de braços e corações abertos!