terça-feira, 21 de junho de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Cultura)

O coração de Fortaleza, os encantos do Centro!

Por Thaffarell Silva (foto)

Quando eu era criança, ouvia meus parentes falar sobre as belezas do centro da cidade de Fortaleza até que chegavam a dizer que passavam pela Praça do Ferreira. Eu, numa idade inferior a deles, que já sabia muita coisa sobre a vida, e eu pouco conhecia sobre ela, me perguntava o que tinha de tão interessante para que eles não deixassem de passar naquele local o qual tanto falavam.

Eu queria, claro, um dia poder conhecer os encantos daquela praça tão divulgada. Não podia ir sozinho, por que quando você é criança, desconhece os caminhos os quais deve percorrer e só aquele que têm mais sabedoria pode chegar ao fim desse caminho, ou, mesmo possuindo experiência, ás vezes nem consegue chegar. Eu sabia que um dia teria a oportunidade para conhecer a intitulada praça.

Os dias se passavam e ainda o meu pensamento me perseguia. Tudo, à principio, em minha cabeça, não passava de uma fantasia, que iria permanecer em meu ser pro resto da vida. Eu imaginava um lugar onde só existiam flores, borboletas voando entre as folhas das árvores, nada de muita movimentação. Bobagem que toda criança tem na "cachola".

Um dia, não me recordo exatamente quando, conheci o lugar que hoje muitos cearenses adotaram como o coração de fortaleza: Praça do Ferreira. Vi coisas completamente diferentes as quais eu havia sonhado. Nada do que existia na minha cabeça fazia sentido com a praça. Não vi nenhuma borboleta, flores, enfim. Automóveis barulhentos, pessoas sentadas visualizando a movimentação; pessoas mostrando seus talentos para conseguir o pão de cada dia, gente entrando em lojas comprando roupas, sempre querendo ficar na moda. Câmeras focando tudo com detalhes e flashes. Ainda hoje tudo continua no mesmo. Na verdade, o que não continua é a minha fantasia!

# Currículo: Thaffarell Silva, novelista. Escreve novelas há 8 anos e, muito recentemente, teve sua novela "Páginas Criminosas", encaminhada para o SBT pela Jornalista Ian Gomes, repórter da TV Jangadeiro. Já atuou como monitor de teatro numa escola do município de Caucaia e está trabalhando numa escola de Fortaleza. É autor da peça teatral "Dois Disfarces em uma Armadilha", apresentou na Escola Eliezer de Freitas Guimarães, onde estudou. Completamente apaixonado por telenovelas brasileiras, tenta retratar em suas histórias a realidade nua e crua, em forma de fantasia. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do novelista Thaffarell Silva, veja o blog dele: http://chancesdapaixao.blogspot.com/ Ele é o novo articulista do nosso Blog, onde escreverá sempre dentro do tema "Cultura" e o seu artigo será sempre publicado nas terças-feiras.