terça-feira, 14 de junho de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Cultura)

Patativa do Assaré: sua importância no Ceará e no mundo

Por Thaffarell Silva (foto)

Patativa do Assaré foi um dos mais importantes poetas do Nordeste, sendo reconhecido no mundo todo. Começou a recitar suas poesias por volta dos vintes anos, na sua cidade natal, no Cariri, interior do Ceará. Ficou cego de um olho por conta de uma doença. Casou-se com Belinha, com quem teve nove filhos. Faleceu na cidade onde nasceu aos 93 anos.

Aos doze anos, frequentava a escola local, onde foi alfabetizado, por alguns meses. Nessa mesma época, começou a se apresentar em festas e ocasiões importantes. Sua poesia retratava a vida dos nordestinos. Com o apoio de José Arraes de Alencar, conseguiu publicar o seu primeiro livro chamado Inspiração Nordestina, de 1956. Recebeu inúmeras premiações, títulos e homenagens. No entanto, ele afirmava que nunca buscava a fama, era agricultor e queria seguir com essa função para o resto da vida.

# Currículo: Thaffarell Silva, novelista. Escreve novelas há 8 anos e, muito recentemente, teve sua novela "Páginas Criminosas", encaminhada para o SBT pela Jornalista Ian Gomes, repórter da TV Jangadeiro. Já atuou como monitor de teatro numa escola do município de Caucaia e está trabalhando numa escola de Fortaleza. É autor da peça teatral "Dois Disfarces em uma Armadilha", apresentou na Escola Eliezer de Freitas Guimarães, onde estudou. Completamente apaixonado por telenovelas brasileiras, tenta retratar em suas histórias a realidade nua e crua, em forma de fantasia. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do novelista Thaffarell Silva, veja o blog dele: http://chancesdapaixao.blogspot.com/ Ele é o novo articulista do nosso Blog, onde escreverá sempre dentro do tema "Cultura" e o seu artigo será sempre publicado nas terças-feiras.