quarta-feira, 22 de junho de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Educação)

DESCOBRIR AS DIFICULDADES

Por prof. Goretti Guerreiro (foto)

Os últimos artigos foram relacionados às atitudes, do ser ou estar professor, em sala de aula, com base nos dez mandamentos escritos, por Leila Bambino, Educadora e Psicopedagoga Clínica: planejar a aula; valorizar o conhecimento prévio do aluno; pesquisar e estudar para ensinar bem e com segurança; colocar-se no lugar do aluno. Neste escrevo sobre a necessidade de descobrir as dificuldades, e, em especial, a do aluno.

Quando o professor procura descobrir as dificuldades, ele busca desafiar seus conhecimentos, na tentativa de solucionar problemas, transtornos relacionados ao ensino e aprendizagem em sala de aula, para que sejam superados, e o ambiente se torne prazeroso entre o ensinar e o aprender.

O aluno é a peça fundamental em sala de aula, e para que aconteça o desenvolvimento cognitivo - qualquer que seja a idade e / ou nível de ensino - o professor deve conhecê-lo e suas dificuldades, assim, os objetivos em relação aos conteúdos e outros integrados a Educação serão desenvolvidos favorecendo o atendimento, no que dispõe e explicita a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996, como também facilitará desenvolver as competências e habilidades no aluno, de acordo com as referências contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Através do seu planejamento, conteúdo programático, e conhecendo seu aluno e suas dificuldades, o professor será capaz de modificar os procedimentos metodológicos, realizar e ministrar uma aula com sucesso, prevalecendo o bem estar de ambos e o retorno à escola com significados e aprendizagens definidas, pela qualidade do ensino e da aprendizagem.

# CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização. A professora Goretti Guerreiro escreve nesse espaço toda quarta-feira.