sexta-feira, 3 de junho de 2011

Bem atrasada, SECULT/ICÓ realiza reunião com os representantes das quadrilhas


Lemos no Blog Icó Cultural que a secretária de Cultura e Turismo de Icó, Jequélia Alcântara, realizou uma reunião na sede da antiga Casa de Câmara e Cadeia, com os representantes das quadrilhas juninas.

Estamos no início de junho, mês em que se comemora o Dia de São João. E, como no Icó, tudo é atrasado, a Secretaria de Cultura e Turismo deixou para discutir este assunto às vésperas das festividades. Vá entender, viu?

Na reunião foram discutidos assuntos como ajuda de custo para montagem das quadrilhas, data do evento, Associação das Quadrilhas de Icó, a pouca participação das quadrilhas nos festivais regionais, premiação, dentre outros temas.

Ficou pré-definida a data, que será no dia 29 de junho, no Kanekão Shows, de propriedade do prefeito Marcos Nunes (PMDB). Seria mais interessante se o evento fosse ao "ar livre" no nosso cartão postal Largo do Theberge, onde se realiza tradicionalmente o Forricó, no mês de julho.

Vale frisar que apenas duas quadrilhas participarão do "Icó Junino". São elas: o Arraiá do DNER (sede) e a Quadrilha Valente Nordeste (Distrito de Lima Campos). As duas entidades já estarão automaticamente classificadas para o "Ceará Junino", que depende do edital da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult).

Com pouca participação na reunião da secretária, como mostra a foto acima, foi ventilado a possibilidade de se convidar a quadrilha da APAE e outra da região, como mais duas atrações para o público.

Como já dito, tudo no Icó fica para depois, tudo é atrasado. O "Icó Junino" ainda precisa de autorização da administração municipal, o que faz a gente crer que a secretária não tem autonomia para decidir sobre um evento desse, considerado de pequeno porte. Enfim, é uma secretaria sem dinheiro e autonomia política.

# Crédito da foto e informações básicas - Blog Icó Cultural