quarta-feira, 8 de junho de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Educação)

PESQUISAR E ESTUDAR PARA ENSINAR BEM E COM SEGURANÇA

Por prof. Goretti Guerreiro (foto)

O professor deve estar preparado para ensinar bem, e para que aconteça esse estágio de busca é necessário que ele se considere um pesquisador, possa estudar de maneira contínua, ministrar com segurança e fidelidade os conteúdos em sala de aula.

Sócrates dizia: "Eu sei que nada sei".

Parece um absurdo, mas não é. A presença da necessidade de pesquisar e estudar deve fazer parte da rotina do professor. Aquele que pensa que sabe tudo se engana e torna-se fechado para as mudanças.

O conhecimento se busca a cada momento, não importa o nível de escolaridade que se encontra. Quando se pesquisa se planeja.

A sabedoria não se encontra com facilidade, mas faz parte dessa relação: ensinar e aprender. O professor precisa a cada dia encontrar meios que facilitem a sua maneira de ensinar, descobrir caminhos que acelerem e estimulem a pesquisar e estudar.

Não é por ser professor, por conta do tempo e experiência de lecionar, que se encontra superior aos demais, e o suficiente para ser considerado de sábio, ou seja, o melhor de todos.

O Professor Paulo Labegalini ressalta "Aprendendo a estudar é possível aumentar o poder de memorização, melhorar as informações do subconsciente, expressar-se com segurança e realizar-se na vida com seu próprio esforço".

# CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização. A professora Goretti Guerreiro escreve nesse espaço toda quarta-feira.