segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Jovem músico tem metas traçadas para o futuro



Exagerado, jogado aos seus pés, eu sou mesmo exagerado, adoro um amor inventado... No clima de um trecho do refrão da música do rei Cazuza intitulada de "Exagerado", o jovem músico Rafael Holanda, de apenas 17 anos, concedeu uma entrevista para o nosso blog. Para ele, além dessa letra, a música "Cara Esperto", da Banda Forfun, sempre marcaram e ainda continuam marcando em sua vida. "São duas músicas excelentes e que escuto sempre", afirmou.
Ele nos contou que o seu interesse pela música surgiu quando ainda tinha oito anos. "Com esta idade, eu ganhei o meu primeiro violão, comecei à aprender umas músicas com poucos acordes, mas fiz uma coisa que até hoje me arrependo. Parei de tocar e só voltei aos 12 anos de idade. Daí, venho tocando até hoje. Aprendendo, errando e acertando", desabafou. Relatou ainda que na sua família não tem ninguém que trabalhe diretamente com música. E complementou: "Tenho apenas um tio, que sabe tocar violão, mas quando eu comecei, não sabia que ele tocava. As minhas influências na verdade foram de bandas que eu mesmo escutava".
Rafael se considera uma pessoa dedicada, simpática, humilde e, principalmente, que ama o que faz, características essenciais de quem tem objetivos traçados para o futuro. Ao ser indagado, sobre o estilo musical que mais gosta, o jovem músico foi eclético. "Eu toco vários estilos musicais, desde o rock clássico, o blues, o hardcore, o punk rock, que tem umas letras bastante voltadas para a sociedade, o pop punk, que é um derivado do punk rock. E também gosto da Música Popular Brasileira (MPB) e Bossa Nova".
O jovem músico Rafael Holanda fez questão de frisar que possui dois grandes ídolos na música, um internacional e outro nacional. "O internacional se chama Thomas Matthew DeLonge, guitarrista e vocalista de duas bandas, o Blink 182, banda de pop punk e o Angels and Airwaves, uma banda de rock alternativo, que escreve letras de amor e sobre a sociedade. Já o meu ídolo brasileiro é o guitarrista e vocalista Danilo Cutrim, da Banda Forfun", festejou.
Atualmente, Rafael estar formando a sua própria banda, em conjunto com alguns amigos. Salientou que já tocou em outras bandas. "Acho muito bom tocar com os amigos. Para algumas pessoas tímidas, ajuda a se soltar mais. É mais fácil do que uma apresentação solo", completou. Dentre as metas para o futuro, ele ressalta a sua futura banda como prioridade. "Com ela formada, eu pretendo fazer pequenos shows aqui na cidade, se dedicando bastante ao que fazemos, para podermos fazer turnês no País inteiro e até no exterior, fazendo tudo com dedicação para podermos ter o nosso trabalho reconhecido", disse para o blog. Neste mesmo clima olhando para frente, Rafael sonha em ser reconhecido no ramo da música. "Principalmente, quero tocar as pessoas com a minha música. Acho isso mais do que especial. Será uma grande honra vê bandas tocando minhas músicas. É uma coisa que faz o músico se sentir bem", sentenciou.
Hoje, no 2º ano do ensino médio, do Colégio Farias Brito, Rafael pretende cursar a faculdade de Música, mas salienta que também o curso de Nutrição lhe agrada bastante. Ao final da entrevista, o jovem deixou a seguinte mensagem para a juventude e a população em geral. "Se vocês tem um sonho ou uma meta, corram atrás. Façam de tudo para este sonho ou meta dê certo. Se dediquem, aprendam mais. Isso não é só relacionado à carreira musical, mas para todas as carreiras. Quem escolhe a carreira que gosta e exerce seu trabalho com amor, vai longe", finalizou.

AGRADECIMENTOS

"Eu gostaria primeiramente agradecer à Deus, pelo que vêm me proporcionando. A minha mãe, que me deu o meu primeiro violão, que me apóia nessa carreira musical e por estar sempre me dando força. Aos meus amigos, que admiram o que eu faço. E ao Voltaire, esse jornalista espetacular, que exerce o seu trabalho com muita dedicação". (Rafael Holanda).

E VAMOS NÓS: Nós é que agradecemos à atenção do jovem Rafael Holanda. Realmente, quando fazemos com amor e dedicação o que abraçamos para ser a nossa profissão, o trabalho fica mais gostoso. Saiba, Rafael, você é um garoto inteligente, talentoso e cheio de garra. O seu futuro é muito promissor. Agarre a oportunidade com afinco e vá em frente realizar todos os seus sonhos. Um dia quando você fizer muito sucesso, estaremos aqui te aplaudindo. Nunca esqueça da humildade e de sua perspicaz. E lembre-se: "Sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade". Parabéns!

* Foto 1: Rafael Holanda com o seu ídolo nacional, Danilo Cutrim, da Banda Forfun.

* Foto 2: Rafael Holanda em uma apresentação no seu Colégio Farias Brito.