segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Torcedor icoense é destaque em jornal esportivo nacional por sua superação*


Uma história que representa a fibra e a garra de tantos icoenses, como cearenses e nordestinos, que vão morar em São Paulo, e que se superam diariamente.

Assim acontece também com o fiscal de linhas de ônibus Marcus Moreira, nascido em Icó, e que torce para o time paulista da Portuguesa de Desportos.

O torcedor ilustre foi destaque no jornal esportivo 'Lance', referência na área e de circulação nacional. Moreira contraiu poliomielite (paralisia infantil) com 1 ano, o que impossibilita de utilizar as pernas.

Atualmente ele trabalha em Santo André, na região conhecida como 'ABCD paulista'. Confira abaixo a matéria, também disponível na página 'Lance Net'.

* Por Luiz Eduardo Pêcego
Foto: Renato Cordeiro


Lusa 90 anos: torcedor dá exemplo de superação - Marcus Moreira não deixa a deficiência impedi-lo de ver seu time do coração

Diferenciado. Esta é a palavra que pode definir o fiscal de linhas de ônibus Marcus Moreira, de 37 anos e torcedor apaixonado pela Lusa
.

Cearense natural de Icó, ele foge do estereótipo de que para torcer pela Portuguesa só sendo imigrante português ou descendente. Mas o que realmente o destaca na torcida lusitana é a sua paixão.

Marcus contraiu poliomielite (paralisia infantil) com 1 ano, o que não o deixa utilizar as pernas, mas não o suficiente para o impedir de acompanhar o time do coração.

– Saio do serviço (em Santo André) e vou de carona com meu amigo, Felisbel Pires. Depois do jogo, ele me deixa no Terminal São Mateus, onde pego o ônibus de volta para casa, em Itaquera. Tudo isso acordando às 4h30 no outro dia, mas pela Lusa vale a pena.

Tanta paixão chamou a atenção do vice-presidente Luiz Iaúca, que o autorizou a conhecer os jogadores da Portuguesa no vestiário:

– Sempre tive vontade de entrar, mas o segurança barrava. Um dia, Iaúca disse: “Esse sim é um torcedor presente, deixa ele entrar”. Héverton é muito humilde, nota 10. Athirson também é simpático.

Porém, nem só de bons momentos é feita essa paixão. Marcus já passou por apuros, como no jogo de volta da Copa do Brasil contra o Icasa, em 2009, no qual a Portuguesa acabou eliminada nos pênaltis:

– Na briga que teve no jogo contra o Icasa, em 2009, quase apanhei da polícia. Sorte que a torcida me socorreu e me tirou da confusão.

O episódio não desanimou Marcus, que continua indo a todos os jogos da Portuguesa no Canindé.

– O pessoal brinca que sou o único cearense que torce para a Lusa, mas realmente é o time do meu coração – finalizou Marcus.

* Texto publicado também no Site Icó é Notícia.