sábado, 21 de agosto de 2010

Linha do Tempo

1989 >>>

* Foi o auge da campanha na TV. A propaganda era transmitida por cerca de uma hora pela manhã e mais uma hora à noite, podendo durar até 90 dias. A disputa travada entre Fernando Collor e Luiz Inácio Lula da Silva, então candidatos à Presidência, marcou a história do palanque virtual. Um dos episódios mais dramáticos foi quando Collor colocou no ar um depoimento de Miriam Cordeiro, ex-namorada de Lula, com quem a mulher teve uma filha, afirmando que o petista tinha sugerido que ela abortasse durante a gravidez.

* Propaganda marcou também o nascimento de um fenômeno: o de Enéas Carneiro, candidato a presidente pelo Prona, que tinha apenas 15 segundos do Horário Eleitoral Gratuito. O jargão "meu nome é Enéas" virou símbolo da propaganda dos candidatos considerados "nanicos" (de partidos sem expressão nacional).

1994 >>>

* Com a volta das "inserções", o período de transmissão do horário eleitoral gratuito foi reduzido para 45 dias. Desde então, as regras gerais da propaganda são as mesmas, com modificações específicas em cada eleição.

2002 >>>

* Após três tentativas frustradas, Luiz Inácio Lula da Silva consegue chegar à Presidência após ter sua imagem transformada pela propaganda eleitoral, a cargo do conhecido Duda Mendonça. Dizendo estar no clima "Lulinha paz e amor", o petista teve a voz suavizada, figurino trabalhado e uma propaganda propositiva que o transformou num fenômeno de popularidade na época. Tanto que se estendeu a outros candidatos petistas nos Estados, na chamada "onda Lula".

2004 >>>

* Pouco conhecida, sem dinheiro e sem o apoio do próprio partido, a petista Luizianne Lins conseguiu chegar à Prefeitura de Fortaleza após expor, na propaganda eleitoral gratuita, todas as tentativas de boicote que vinha sofrendo e sua predisposição de continuar na disputa.