domingo, 15 de agosto de 2010

"Ficha Suja" em Icó consegue liminar e permanece candidato. Já o Distrito de Icozinho é retratado no Criança Esperança

NETO NUNES, O DEPUTADO FICHA SUJA

Depois de dois dias na casa de uma família amiga no litoral de Trairi, chegamos agora há pouco e nos deparamos com dois tristes fatos retratados desde a última sexta-feira (13), pelo brilhante Site Icó é Notícia, dia em que viajamos.
O primeiro trata da liminar ABSURDA conseguida pelo FICHA SUJA e deputado estadual Neto Nunes (PMDB), para poder se candidatar nas eleições vigentes, já que o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) já havia indeferido a sua candidatura por contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na época em que foi prefeito de Icó. Com a liminar dada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), NN está apto a permanecer candidato. Quer dizer: para ele, a Lei da Ficha Limpa não passa de uma piada. E para os Nunes não existe Lei. A Lei são eles que fazem. Glória também para os seus advogados, na pessoa de Vicente Aquino, considerado um dos profissionais mais respeitados e que é difícil perder uma causa.
Para parafrasear uma leitora do Site Icó é Notícia: "Neto Nunes não é sujo não. Ele é imundo". O que concordamos em número, gênero e grau. Basta os eleitores de Icó e do Ceará votarem contra os maus políticos e contra àqueles que foram enquadrados na Lei da Ficha Limpa, assim como foi o deputado Neto Nunes. Para muitos, podem anotar aí, ele continuará sendo um ficha suja. É hilário e - ao mesmo tempo - vergonhoso saber que a Justiça Brasileira é omissa e corrupta, principalmente, alguns barões do judiciário, que aproveitam em Brasília as mordomias que o cargo lhe dar para locupletarem com os políticos de toda espécie. Numa atitude inédita e digna de aplausos, o Congresso Nacional aprovou a Lei da Ficha Limpa, numa resposta aos anseios da sociedade, que esperava mesmo pela aprovação desse projeto, que nasceu da iniciativa popular, depois foi sancionada pelo presidente Lula e agora o TSE derruba indeferimentos de certas candidaturas julgadas pelos TREs. O que nos deixa revoltados.
Na hora que podemos barrar os corruptos da cena política e pública, vêm a Justiça para ser coniventes com eles. Isso sim é uma piada de muito mal gosto. Absurdo com todos os pingos nos ii. Só temos que repudiar decisões dessa natureza.

PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA

Já o segundo fato que fazemos questão de abordar é a tristeza quando assistimos ontem (14) o "Criança Esperança", um grande projeto da Rede Globo em parceria com a Unesco, matéria do Profissão Repórter, retratando as cenas lamentáveis de como se passa os moradores do Distrito de Icozinho, em Icó. Realmente, dói quando assistimos a nossa terra natal ser destaque de um programa em rede nacional com fatos como este. É de partir o coração.
As crianças desse lugar, que até pouco tempo, estava sendo cogitado para se emancipar e virar cidade, não possuem educação de qualidade que, diga-se de passagem, está sendo mal conduzida pelo atual gestor dessa pasta, que não apresenta sequer um projeto para tirar a educação do lugar triste em que se encontra hoje. Já a saúde não fica muito atrás não. A situação é muito pior. Sem investimento, sem condições mínimas de trabalho, sem profissional qualificado e com um secretário que não entende patavina de nada. E a Ação Social? Esta é que está entregue as baratas. O município não apresenta um projeto novo nessa Secretaria. O que existe são projetos oriundos do governo federal e estadual. E é justamente nesse órgão que as crianças de Icozinho deveriam receber uma atenção especial. Mas pelo que assistimos no Criança Esperança com o jornalista Caco Barcellos, a realidade desses meninos e meninas é cruel e sem nenhuma perspectiva de melhora por parte da Prefeitura Municipal e suas autoridades competentes.
A Pastoral da Criança faz um trabalho belíssimo em Icozinho, sendo, inclusive, parceira do Criança Esperança. Se não for através dessas iniciativas, por outro caminho (poder público) jamais esta comunidade será beneficiada. Acorda, prefeito! Assuma suas responsabilidades, se cerque de gente competente e não por "aves de rapina" que você mesmo colocou ao seu lado.
No mais, só nos resta lamentar os fatos ocorridos nas três importantes secretarias. Que a lição do Criança Esperança, da Rede Globo, da Unesco e da Pastoral da Criança seja aceita como exemplo e que vocês que ora administram o município coloque definitivamente o Icó no caminho do desenvolvimento. As nossas crianças agradecem!