terça-feira, 31 de agosto de 2010

A democracia é livre e soberana. Pense nisso!

A democracia foi instituída no Brasil para que o povo escolha seus governantes e representantes livremente e soberanamente, sem interferência de quem quer que seja. Nesse sentido, temos recebido mensagens das mais diversas quanto a escolha de alguns icoenses em relação as candidaturas para deputado estadual. No Icó, já é público e notório, que temos dois ex-prefeitos disputando uma cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará. São eles: Jaime Júnior (DEM) e Neto Nunes (PMDB).
Mas, também é público e notório, que alguns cidadãos icoenses estão preferindo apoiar outras candidaturas para o mesmo cargo. É um direito legítimo que eles têm. Afinal, estamos numa democracia e o povo é livre para votar em quem quiser. Não vemos nenhum problema nisso.
Certo dia fomos mal interpretados aqui nesse espaço. O que dissemos é que o povo de Icó deve sim priorizar as candidaturas locais, mas isso não quer dizer, que este mesmo povo não possa fazer um exame de consciência e vê se realmente eles estão realizando algo para o município e sua gente. Um está sem mandato atualmente e o outro é atual deputado estadual, buscando a sua reeleição. Os dois tiveram a oportunidade de mostrarem serviço quando foram prefeitos. Neto por oito anos e Jaime por oito meses. E nesse tempo, a população passou a perceber o jeito de se fazer política de ambos os postulantes. Sem contar no fato de que o primeiro passou quatro anos no parlamento estadual e nada de concreto foi apresentado para melhorar a qualidade de vida de seus municípes, além de um ser "ficha suja" e o outro "ficha limpa".
Em relação as candidaturas apoiadas por icoenses e que são de fora, não achamos problema nenhum. Até acreditamos que podem trabalhar mais do que os próprios "políticos" da terra. É o caso do deputado estadual Adahil Barreto (PR) que, em quatro anos, fez muito pelo município de Icó, como estradas, asfaltos (ruas e avenidas de Icó e Lima Campos), a quadra coberta da Escola Vivina Monteiro e abastecimento d'água de alguns sítios (Varzinha, Nova Vida, Água Branca e Boqueirão), além de ter sido o autor do projeto de lei que dá nome a Cadeia Pública ao ex-prefeito Aldo Monteiro (in memorian). E podemos garantir que este parlamentar é um dos mais atuantes no poder legislativo estadual, sempre participando de audiências públicas e aprovando projetos de interesse da população. Tivemos a oportunidade de entrevistá-lo no mês de maio último e podemos garantir que o deputado Adahil Barreto é um brilhante defensor das causas do povo. Por sinal, fomos bem recebidos em seu gabinete, onde pudemos conhecer os seus projetos e as suas propostas para o futuro.
Já em relação ao nosso voto para deputado estadual, só queremos afirmar para alguns menos desavisados, que já temos. Aliás, até agora só temos este voto e o voto para presidente. Para deputado estadual, já é de conhecimento de todo mundo de Icó. Não precisamos mencionar aqui nesse espaço. Mas na véspera da votação, os nossos leitores saberão a composição completa de toda a minha chapa. Uma coisa é certa: Votamos em Marina Silva (PV) e o restante só na véspera das eleições.