quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Você sabe a diferença entre pesquisa e enquete? Pois bem! Veja abaixo

Em época de eleição é comum vermos os veículos de comunicação realizar pesquisas eleitorais encomendadas a institutos credenciados e com credibilidade, como é o caso do Ibope, DataFolha e Vox Populi. Mas existe alguns meios de comunicação que realizam enquetes nas ruas com eleitores das mais diferentes cidades brasileiras. Só que tem uma diferença básica entre as duas formas de se saber a opinião de alguém sob determinado assunto.

Ou seja: Pesquisa é um conjunto de atividades que tem por finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, literário, artístico, etc. Já a enquete é tudo aquilo que envolve uma opinião qualquer sobre documentos, depoimentos, experiências pessoais e sondagens. (Pesquisa realizada no Site Yahoo)

Nos dois casos é só para vê o momento atual, como a maioria do povo está vendo algum cenário. Exemplo disso é quando se avalia a popularidade de alguém, como a do presidente Lula, ou quando é para avaliar um governo ou algum trabalho que está sendo realizado por alguém. Mas não representa o verdadeiro conjunto da sociedade. Numa eleição, o que importa no fim das contas é o voto do eleitor na hora da votação depositado lá na urna eletrônica. Muitos são tidos como eleitos antes do tempo e na hora "H" dar o adversário. Quem não se lembra da eleição de 1985 para prefeito de Fortaleza na disputa que envolveu o ex-embaixador Paes de Andrade (PMDB) e a ex-prefeita Maria Luíza Fontenelle (ex-PT e atual Crítica Radical)?

Pois é! Paes de Andrade e seu vice-prefeito, radialista Narcélio Limaverde, foram dormir eleitos e, no final das contas, deu Maria Luíza Fontenelle, a primeira petista à assumir uma Prefeitura Municipal. Esse é só um exemplo emblemático de que não podemos eleger alguém antes do tempo. Por isso, caro leitor, preste atenção e abra bem os olhos em relação a certas pesquisas e enquetes.

Por fim, nem Cid, nem Lúcio e nem Marcos Cals estão eleitos. E muito menos, Tasso, Eunício e Pimentel. Apesar de que achamos que vai ter segundo turno no Ceará envolvendo Cid Gomes e outro candidato. E quanto ao Senado se elege Tasso Jereissati (PSDB) e José Pimentel (PT), por conta da força da Capital, que historicamente é petista de carteirinha. Mas vamos aguardar os acontecimentos vindouros, até porque a campanha no rádio e TV ainda não começou e muita coisa pode mudar.