segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Produtor de Moda Frankley Tavares concedeu entrevista para o blog. Confira abaixo!


Frankley Charles Tavares é produtor de moda desde 1989. Há 21 anos na estrada, ele é um dos mais requisitados profissionais do mundo da moda aqui no Ceará. Os seus eventos são pautados pela organização e competência. Atualmente, ele é o coordenador estadual do Concurso Mister Eco, que tem como coordenador nacional, o jornalista Leo Souza. Está no cargo desde 2004.
O produtor de moda Frankley Tavares concedeu esta entrevista especialmente para o nosso blog, a quem agradecemos desde já. Sempre participando de eventos, tanto do mundo da moda, como do mundo artístico, ele está na foto acima ao lado da brilhante cantora Gal Costa. O registro foi feito durante uma apresentação da diva baiana em Pernambuco, há alguns dias atrás.

Voltaire - Como surgiu o seu interesse por moda e qual é o trabalho que você mais gostou de fazer?

Frankley Tavares - Tudo começou quando acompanhava uma amiga no ano de 1989 a um evento de moda e a pessoa que estava a frente do projeto acabou desistindo e fiz uma proposta a ela para assinar a produção. Nem sabia por onde começar, mas sempre prestava atenção e com certeza esse aprendizado eu coloquei em prática. Aí, acabou dando certo. E quanto a segunda pergunta, eu sempre costumo dizer que sou um aprendiz. Então, todos os trabalhos que faço e já fiz são com certeza mais uma lição na vida profissional. Eu gosto de todos. Estaria mentindo se dissesse que teve um melhor. Posso afirmar que cada um é com certeza uma busca para novos conhecimentos, novos passos, que quero aprender e seguir.

Voltaire - Como você define a palavra moda?

Frankley Tavares - Moda é um estado de espírito.

Voltaire - Nestes anos todos como produtor de moda, o que te deixou mais triste e o que te deixou mais feliz?

Frankley Tavares - Se tudo que você fizer na vida, seja pessoal ou profissional, não for por amor ao que faz, nada adianta... O que deixa-me feliz é realizar um trabalho seja ele qual for, o que deixa-me triste é a ingratidão... Porque hoje muitos que estão começando sempre se colocam a frente do seu profissionalismo(???). Só pensam no que vão ganhar. Eu sou do tipo que não pergunta a sua Pátria o que ela pode lhe oferecer, mas sim o que você pode fazer por ela. Profissionalismo é isso. Mostre sempre as pessoas o seu talento. Deixe elas se encantarem com você.

Voltaire - Para você, o que um modelo profissional deve ter?

Frankley Tavares - Gratidão, responsabilidade, profissionalismo, seriedade, respeito, pontualidade e se não tiver simplicidade e humildade (que são os degraus mais importante para um ser humano) com certeza ele não pode se tornar ou ser um profissional de moda... Depois, vêm a beleza.

Voltaire - Quem é o seu exemplo na profissão?

Frankley Tavares - A dedicação, as oportunidades, o respeito pelo profissional. Eu venho de uma geração de profissionais que poucos permaneceram, mas posso adiantar que muitos deles eu ajudei nos seus eventos, mas alguns eu decepcionei-me pelo simples fato de esquecerem minha contribuição, meu apoio, mas não fiz isso pensando em troca de algo. Faria tudo de novo!

Voltaire -
Qual é a expectativa para a edição 2010 do concurso Top Model Ceará? Vamos ter novidades neste ano?

Frankley Tavares - A beleza não é o item mais importante em um concurso. Podemos dizer que se um(a) candidato(a) não tiver educação, simpatia, profissionalismo, ele com certeza não está apto a representar seu Estado em um concurso de beleza. Muitos confundem concursos com diversão. O nosso representante está sendo lapidado para representar bem o Ceará. E fiquei feliz pelo convite recebido do coordenador nacional Hermany Cruz.

Voltaire -
Você coordena o Mister Eco Ceará. Como se deu a edição desse ano? Atendeu as expectativas da coordenação estadual que tem você a frente?

Frankley Tavares - Eu recebi o convite da Coordenação Nacional do Concurso Mister Eco no ano de 2003, quando foi eleito o modelo Samir Leal, profissional e pessoa, que eu tenho uma profunda admiração e respeito no mundo da moda local. Estava em São Paulo participando da etapa nacional. Aí, o diretor nacional e jornalista, Leo Souza, convidou-me para assinar já no ano seguinte a coordenação estadual. Então, eu coordeno o concurso desde o ano de 2004.

Voltaire - Com muitos anos na estrada, você tem uma larga experiência para quem está começando na carreira. Qual é a mensagem que você quer deixar para quem está iniciando?

Frankley Tavares - Eu sempre digo que Deus nos deu dois ouvidos e uma boca. Para isso, é necessário que escutamos mais e falamos menos. Sempre aprendemos com as pessoas que nos amam. Eu faço moda porque gosto. Você tem que gostar do que faz, querer, acreditar em você mesmo, ter bons contatos, conhecer profissionais de moda, estar certo na hora certa com a pessoa certa. A vida é feita de momentos. Você simplesmente agarre a oportunidade!