segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Você, caro leitor, votaria num candidato ficha suja?


É lamentável um deputado ter vários processos nas costas como tem Neto Nunes (PMDB), ex-prefeito de Icó, e conseguir ser através de uma liminar "comprada" se candidatar novamente a uma vaga no legislativo estadual. É no mínimo muito estranho. Nem a Lei da Ficha Limpa que veio para moralizar a política brasileira deu jeito. NN continua candidato e agora cabe aos eleitores de Icó e do Ceará se reelege ou não o parlamentar ficha suja.
No Icó, nestas eleições, Neto Nunes tira entre dezoito e vinte mil votos. Ele perdeu alguns colégios eleitorais, como Orós e Lavras da Mangabeira, mas ganhou alguns redutos em algumas cidades da Região do Cariri. E segundo consta, NN estar confiante na sua reeleição para mais um mandato no Palácio Adauto Bezerra. A expectativa de seus apoiadores mais diretos é de que ele consiga no geral cerca de 70 mil votos.
Um fato que temos que levar em consideração. Na eleição de 2006, NN obteve quase 42 mil sufrágios. E o PMDB, seu partido, elegeu seis deputados estaduais (Domingos Filho, Lívia Arruda, Carlomano Marques, Lucílvio Girão, Neto Nunes e Sávio Pontes). NN foi o quinto mais votado de sua legenda, conseguindo se eleger com folga. Agora, o negócio é o seguinte. Ele continua no fisiológico PMDB, perdeu alguns apoios de prefeitos, mas ganhou a Prefeitura Municipal de Icó, já que seu irmão é o atual prefeito, coisa que não tinha em 2006. Na época, ele ainda não era aliado do então prefeito Cardoso Mota (PSDB). O que sabemos, por certo, é que a concorrência nesse ano dentro do PMDB para deputado estadual está enorme.
Achamos uma previsão muito alta Neto Nunes atingir os 70 mil votos. E se o PMDB manter as seis atuais cadeiras na Assembleia Legislativa, para o partido já estará de bom tamanho. Só não sabemos se NN estará entre os seis mais colocados, como esteve em 2006. Só para lembrar: Domingos Filho foi o mais votado para deputado estadual pelo PMDB em 2006 e na ocasião obteve um pouco mais de 60 mil votos, isso juntando todas as cidade em que foi votado, principalmente, na Região dos Inhamuns, onde é bastante aceito por lá e aí no Icó mesmo recebeu quase 900 votos.
Mesmo sendo um ficha suja e com liminar debaixo dos braços, vai ser uma luta de "gigantes" a continuidade ou não de NN como deputado estadual. Vamos aguardar as próximas cenas. Mais bombardeio vêm por aí.

* No "post" abaixo, alguns processos do deputado estadual Neto Nunes. Confira! É processo que não acaba mais. E você, caro leitor, votaria num candidato ficha suja?