sábado, 7 de agosto de 2010

Conheça os três mais fortes candidatos a vice-governador do Ceará




Como havíamos prometido uma matéria acerca dos candidatos a vice-governador do Estado do Ceará, eis que chegou o momento. É um pequeno relato sobre a trajetória de cada um dos três fortes postulantes a segunda cadeira principal do Palácio Iracema a partir de 1º de janeiro de 2011. Trata-se de Cláudio Vale (PPS), companheiro de chapa do candidato Lúcio Alcântara (PR); Domingos Filho (PMDB), que compõe a chapa do atual governador e candidato à reeleição, Cid Gomes (PSB), e Pedro Fiúza (PSDB), que faz parte da chapa puro sangue do candidato Marcos Cals (PSDB).

* Cláudio Vale (PPS) - foto 1

Empresário, nunca tinha se candidatado a nenhum cargo político. É a primeira vez que se candidata a uma eleição majoritária, sendo atualmente o candidato à vice-governador que têm Lúcio Alcântara como cabeça de chapa. Cláudio Vale é filho da desembargadora Iracema do Vale e já pertenceu a outro partido antes de ingressar no PPS, vindo a ter seu registro temporariamente suspenso por conta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) concordar que o mesmo estava usufruindo de uma dupla filiação partidária, o que, pela Justiça Eleitoral, é vetado. Mas, no final das contas, deu tudo certo e Vale continua fazendo campanha pela coligação PR/PPS. Um dos pontos que o PR levou em consideração quando da escolha de seu candidato a vice-governador foi o fato de Cláudio Vale ser jovem e falar a linguagem da juventude. Outro fator foi unir o político Lúcio Alcântara com o empresário Cláudio Vale. Assim, o espaço fica aberto entre o setor empresarial do Ceará.

* Domingos Filho (PMDB) - foto 2

É o companheiro de chapa do candidato à reeleição Cid Gomes. Sempre fez política na Região dos Inhamuns, onde sua esposa, Patrícia Aguiar, que é natural de Icó, foi prefeita por dois mandatos consecutivos da cidade de Tauá, sendo uma das gestoras mais bem avaliadas no Ceará. Por cinco mandatos, Domingos Filho representa esta região na Assembleia Legislativa, sendo atualmente presidente da Casa. Antes, já havia assumido algumas funções na Mesa Diretora. Domingos Filho foi escolhido vice-governador depois de uma séria articulação. Não era o primeiro, nem o segundo e nem o terceiro na lista de preferência. Todo mundo sabe que Cid Gomes almejava a continuidade do atual vice-governador, Professor Pinheiro (PT), no posto. E como também é notório que o PT queria esta vaga novamente, indicando três postulantes para o cargo: Waldemir Catanho, Camilo Santana e Joaquim Cartaxo. Nenhum dos três foram escolhidos, vindo a ser o contemplado o deputado estadual Domingos Filho, já que o candidato Marcos Cals é deputado estadual também. A justificativa foi de que com os dois na eleição majoritária era um bom motivo para dar respaldo e reconhecer o trabalho do Poder Legislativo. Domingos Filho é advogado e tem um filho como postulante à Câmara Federal.

* Pedro Fiúza (PSDB) - foto 3

Com apenas 30 anos, Pedro Fiúza concorre a vice-governador na chapa pura do PSDB, encabeçada por Marcos Cals. Há 15 anos militante tucano, ele se apresenta como candidato de renovação. É um momento muito rico não só para ele, pessoalmente, mas para a juventude. Chegou a hora de juntar essa turma que está aí um pouco acomodada. O objetivo do PSDB é trazer a juventude para dentro do PSDB. Daí, a necessidade de ter em sua chapa um jovem empresário. Diga-se de passagem, muito bem articulado no meio empresarial. É o atual presidente da Associação dos Jovens Empresários (AJE), realizando um dos mais promissores trabalhos na entidade. Todo mundo tem a sua primeira vez, foi o que o PSDB quis fazer quando lançou Pedro Fiúza candidato a vice-governador. Marcos Cals é um excelente político, está aí há mais de 20 anos. Acreditamos que o objetivo principal é entender o ponto positivo de cada um e saber unir. Pedro Fiúza vai contribuir com essa campanha fazendo o planejamento. O Marcos, um político nato, é muito conhecido.