quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Neto Nunes poderá ter sua candidatura indeferida hoje pelo TRE

Até amanhã (05), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) deve terminar todos os julgamentos de candidaturas para estas eleições. Alguns candidatos já tiveram os seus registros deferidos pela Corte, outros tiveram as suas postulações indeferidas, para à alegria dos que apóiam a Lei da Ficha Limpa, aprovada pelo Congresso Nacional, depois de uma longa luta por parte da sociedade civil organizada, que conseguiu coletar um milhão e meio de assinaturas. Depois dessa iniciativa popular, o projeto virou lei.
Vale frisar que o procurador regional eleitoral, Alessander Sales, vêm conduzindo o processo com muita maestria e zelo. Vêm realizando um trabalho digno de aplausos, sem paixões políticas, como uns e outros militantes do Direito fazem.
Dos políticos mais "famosos" podemos citar os seguintes que já tiveram os seus registros indeferidos: Cirilo Pimenta, ex-prefeito de Quixeramobim e atual deputado estadual, teve contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios; Carlos Macêdo, ex-prefeito de Aurora, pelo mesmo motivo; deputado estadual Sineval Roque, com contas desaprovadas pelo TCM; deputado estadual Perboyre Diógenes, com rejeições no TCM, Tribunal de Contas da União (TCU) e Ação de Impugnação por Mandato Eletivo, anterior a estas eleições. Figura nessa lista também, o deputado federal Marcelo Teixeira, ex-secretário de Obras de Fortaleza e com contas desaprovadas no TCM e Manoel Salviano, ex-prefeito de Juazeiro do Norte, com contas de 1997 desaprovadas também pelo TCM.
A expectativa fica por conta de hoje (04) e amanhã (05), últimos dias de julgamento pela legislação eleitoral. Nomes de peso ainda faltam ser julgados. É o caso dos deputados estaduais Neto Nunes, ex-prefeito de Icó e condenado por vários processos, inclusive, pelo TCM, e Sérgio Aguiar, ex-prefeito de Camocim. O caso de Neto Nunes é muito parecido com o de Carlos Macêdo, de Aurora, a quem o apoiou em 2006 para deputado estadual. Se a lógica confirmar, NN terá sua candidatura indeferida hoje pelo TRE. E é essa expectativa que muita gente espera que aconteça.

Ficaremos de olho! Se é Ficha Suja temos que baní-los da vida pública.