terça-feira, 24 de agosto de 2010

Chapa Eunício-Tasso em Iguatu ameaça dobradinha PT-PMDB


"Constrangidos. Surpresos. Desconfiados. O PT do Ceará reagiu mal às demonstrações de apoio de parte do PMDB à reeleição do senador Tasso Jereissati (PSDB), feitas, no último domingo, no município de Iguatu (384 km de Fortaleza). Com isso, o clima de aparente unidade que, até então, marcava a dobradinha para o Senado entre José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) – ambos candidatos na chapa encabeçada pelo governador Cid Gomes (PSB) – pode estar por um triz.

Conforme O POVO publicou ontem, o prefeito de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), aproveitou a visita do vice da presidenciável Dilma Rousseff (PT), deputado federal Michel Temer, para fazer campanha escancarada a favor de Tasso e Eunício. Eunício não fez coro ao prefeito, mas também não pediu votos para Pimentel.

Um dia após o evento, um mal estar generalizado tomou conta do PT – que diz não ter sido sequer convidado para o evento com Temer. “Aonde o Pimentel vai, defende a plataforma dele e de Eunício. Depois dessa, podemos rever, sim, nossa estratégia. Se na próxima pesquisa (de intenção de votos), os dois ainda estiverem com uma pequena diferença, nós vamos para cima”, afirmou uma fonte de peso do PT, que pediu para não ser identificada. Outro personagem importante da sigla confirmou que, caso situações como a de domingo voltem a se repetir, o PT pode “lavar as mãos” para o peemedebista.

Até o deputado federal José Guimarães – um dos maiores entusiastas da dobradinha Eunício-Pimentel – fez questão de expor a insatisfação. “Essa atitude é inaceitável. A gente espera do PMDB a mesma fidelidade que o PT tem”.

A prefeita de Fortaleza e presidente estadual petista disse que não tem interesse em romper com Eunício e que o desafio, agora, é “reatar as relações”. Mas, mandou um recado: “Isso só vai servir pra gente como um sinal de que muitos acordos políticos estão acontecendo e nem todos nós estamos tomando conhecimento”, disse.

Defesa
Por meio de sua assessoria de imprensa, Eunício negou que tenha feito campanha para Tasso e reafirmou o interesse em fazer dupla com Pimentel rumo ao Senado.

“Essa dobradinha (com o tucano) não existe. A questão é que alguns municípios votam Tasso e, eventualmente, votam em Eunício”, explicou a assessoria do peemedebista. O candidato afirmou, ainda, que “não tem ingerência sobre o voto de ninguém”."

Fonte: Jornal O Povo - Texto escrito pelos jornalistas Hébely Rebouças e Robson Braga.