quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Debate é realizado sem a presença do candidato Cid Gomes


O que já era o esperado, acabou por se concretizar. O governador Cid Gomes (PSB) não participou do debate realizado pela TV Jangadeiro (SBT) hoje (19). A sua cadeira ficou o tempo todo vazia. O candidato à reeleição também não enviou nenhum comunicado oficial à emissora sobre a sua ausência.
Já os outros quatro candidatos aptos a participar do debate, segundo as regras estabelecidas, se fizeram presentes. Nos referimos a Lúcio Alcântara (PR), Marcos Cals (PSDB), Soraya Tupinambá (PSOL) e Marcelo Silva (PV). Maria da Natividade (PCB) e Luíz de Gonzaga (PSTU) não participaram desse debate porque os partidos não têm representação no Congresso Nacional.
Para muitos, a ausência de Cid Gomes foi anti-democrática e desrespeitosa com o eleitor cearense. Há muito tempo, um candidato a governador que tenta a reeleição não deixava de participar de um debate.
A segurança foi o tema mais discutido entre os candidatos presentes. E na nossa avaliação, Lúcio acabou se saindo melhor novamente. Foi o mais incisivo em suas colocações, sempre com respostas na ponta da língua, até porque durante todo o governo Cid foi o mais opositor de todo o projeto vigente no Estado desde 2007 até hoje, junto com os deputados estaduais Heitor Férrer (PDT) e Adahil Barreto (PR). Sem contar no fato, que lutou até o último momento para que esta eleição não fosse decidida no W0.
Vale frisar que o debate é o momento mais propício para os eleitores analisarem as propostas e ideias de seus candidatos. Vamos aguardar a próxima pesquisa eleitoral para vermos se a ausência do governador Cid Gomes vai influenciar ou não na próxima sondagem para a corrida ao Palácio Iracema.
O próximo debate promovido pela TV Jangadeiro será no dia 29 de setembro e será mediado novamente pelo jornalista Nonato Albuquerque.