quarta-feira, 4 de agosto de 2010

PT já admite incomôdo na dobradinha Eunício-Pimentel

Por Giselle Dutra
giselledutra@opovo.com.br
04/08/2010 02:00

O resultado da pesquisa Ibope/Verdes Mares para o Senado, divulgada ontem, causou incômodo em setores do PT, que querem ver deslanchar as candidaturas em torno do governador Cid Gomes (PSB) e da candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff. Os números mostram o senador e candidato à reeleição, Tasso Jereissati (PSDB) com ampla vantagem diante dos adversários: 63% das intenções de voto.

Os dois candidatos que integram a aliança pela reeleição de Cid, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), aparecem tecnicamente empatados, com 27% e 25%, respectivamente, das intenções de voto dos 1.204 eleitores ouvidos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de julho e 1º de agosto e apresenta margem de erro da pesquisa de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Ontem, o deputado José Guimarães, vice-presidente do PT estadual, citou o“problema” da disputa pelo Senado.

Diante da luz amarela, Guimarães estava indo à Brasília e garantiu que iria mostrar a necessidade da presença do presidente Lula (PT) no Ceará. “Faz-se latente que o presidente Lula venha ao Ceará lançar os dois candidatos”, disse, ao sair de evento de Cid com líderes sindicais cearenses.

Para ele, que também é coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, o ideal é que Lula viesse não só para gravar passagens para o programa eleitoral de TV, mas também fazer um corpo a corpo. O apelo deve ser atendido, segundo o deputado, por ser um dos desejos de Lula “fortalecer” uma eventual base de apoio no Senado para Dilma Rousseff.

Candidatos

Os candidatos ao Senado do lado de Cid Gomes, por sua vez, trataram de amenizar os ânimos. Ambos alinharam o discurso no sentido de que a pesquisa “reflete o momento da campanha”.

Para Eunício, a pesquisa eleitoral serve para dar uma “sinalização” se o candidato está no “caminho certo”. Mas disse que ainda tem “um chão muito grande” e que ninguém está eleito. “Nunca tive nada fácil na vida”, ressaltou.

Pimentel levantou a tese de que, historicamente, o Ceará elege dois senadores “alinhados” com as candidaturas nacional e a governador. “Em 2006, o Moroni (Torgan - DEM) tinha mais de 60% dos votos no mês de agosto. E ao término, nós elegemos o nosso grande Inácio Arruda (PCdoB) senador”, disse, alegando que o processo está “só começando”. “Deixa chegarem os programas de rádio e televisão”.

* Fonte: Jornal O Povo