sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Só temos à agradecer...

Utilizamos agora este espaço para agradecer de forma carinhosa todo o apoio que desde a última terça-feira (17) temos recebido. Recebemos diversas ligações, emails e mensagens de apoio de várias pessoas amigas, tanto da minha querida e sofrida cidade de Icó, como colegas de profissão, familiares e até de pessoas que trabalham na Prefeitura Municipal desse município.
Como todos já sabem, o deputado estadual Neto Nunes (PMDB) entrou com um "processo" na Comarca de Icó contra o que estamos constantemente escrevendo sobre ele aqui nesse canto de página. O que ele e seus subordinados estão tentando fazer é cercear a livre expressão de pensamento num regime democrático de direito. Não se conforma em ter o monopólio do poder municipal, uma cadeira na Assembleia Legislativa e vários vereadores ao seu lado, além de um grupo até pouco tempo "inimigos mortais" dos que hoje administram e comandam a cidade. Agora, querem a todo custo controlar a imprensa, que por si só, é o quarto poder e não precisa ficar subordinada a quem quer que seja.
Na sua primeira eleição para prefeito de Icó em 1996 ainda não votávamos. Estávamos na faixa etária de 16 e 17 anos, quando o voto não é obrigatório. Mas minha família ficou ao seu lado e nós, sem nenhuma modéstia, torcemos pelo seu sucesso porque acreditávamos de que era a hora de Icó mudar. E naquela ocasião era a alternativa mais viável. Veio depois a sua reeleição, em 2000. Já com o título de eleitor em mãos, demos o voto a Neto Nunes. Depois, na qualidade de prefeito, Neto Nunes lança o seu vice-prefeito como candidato em 2004. Novamente, nós e toda a minha família votamos em Fabrício Moreira e Dácio Pinto. E confessamos aqui que foi o voto mais "bem votado" em toda a minha vida de eleitor porque era a chapa mais preparada para administrar o Icó. O que achamos que o povo deixou passar a oportunidade de ter um prefeito como Fabrício Moreira. Se eleito, o município não tinha vivido os escândalos de corrupção da gestão Cardoso Mota (PSDB) e estava progredindo e se desenvolvendo.
Em 2006, pasme os senhores e senhoras, votamos em Neto Nunes para deputado estadual, quando toda a minha família votou em Domingos Filho (PMDB). Como estão vendo, o seguimos quatro vezes. Em 2008, por acharmos que o Icó merecia ser administrado por uma pessoa melhor preparada do que o atual prefeito Marcos Nunes (PMDB), votamos em Jaime Júnior (DEM), a quem devemos muito. Fomos seu assessor de Imprensa, sendo reconhecido pelo trabalho realizado e que, infelizmente, não foi dado a continuidade.
Estamos tranquilos quanto a este "processo". Continuaremos na mesma linha de pensamento aqui nesse Blog. O que for de interesse público será divulgado. Até o dia 03 de outubro, data da eleição, muita novidade ainda vamos trazer, sempre buscando um jornalismo dinâmico e opinativo. Para quem não sabe, existe três grandes gêneros jornalísticos. São eles: informativo (notícias), interpretativo (reportagens) e opinativo (colunas, charges, crônicas, editoriais e opinião). No nosso Blog, o que prevalece é o jornalismo opinativo. Portanto, escrevemos partindo de nosso ponto de vista. As vezes, agradamos. Outras milhões de vezes, não agradamos. Isso é típico do jornalismo. É absolutamente normal. E assim permaneceremos até Deus nos permitir. Sem retaliação, sem pressão, sem censura e, muito menos, sem subordinação de quem quer que seja.
A Imprensa é livre e sagrada, já dizia Johannes Gutenberg, o seu inventor. E assim foi e é seguida por grandes jornalistas brasileiros, como os saudosos Assis Chateaubriand e Alceu Amoroso Lima, como Alberto Dines, Mino Carta e Adísia Sá, nossa eterna professora.
Por fim, gostaríamos de repetir mais uma vez que estamos tranquilos, inclusive temos ao nosso lado um grande advogado, pai de uma amiga jornalista e que é conhecidíssimo da classe de advogados aqui no Ceará, até por profissionais da Comarca de Icó. Jamais poderíamos deixar em agradecer também o apoio de alguns membros da ACEJI - Associação Cearense dos Jornalistas do Interior. E assim continuaremos com a proposta de nosso Blog, sem publicar receitas de bolo e muito menos ficarmos no silêncio como nos calabouços da Ditadura Militar.

"Graças a Deus temos amigos e bastante contato". Isso é o que nos conforta...