quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Direto do Icó é Notícia: "Icoenses deixam homenagens à terra dos sobradões"

 
Lembranças, recordações e perspectivas. O passado com o presente se fundem à espera de um futuro melhor.

Essa é a mensagem dos icoenses que deixam seu recado de admiração por uma cidade secular e de um povo secularmente aguerrido.

Continuamos nossa série de reportagens especiais sobre os 170 anos de emancipação política de Icó e finalizamos os depoimentos de icoenses sobre a terra natal. Mais do que apenas trazer números e datas que fazem parte da história, trazer a história de e o sentimento de cada um que, juntos formam o ICÓ.

Este Icó que se agiganta em seus milhares de quilômetros quadrados e através das milhares de pessoas que residem em terras icoenses ou moram fora, mas não se esquecem de onde partiu a semente sertaneja.

 
PALAVRAS DE FORÇA - Entrevistamos o professor, ator e filósofo Benedito "Bené" Tavares, diretor do grupo Arte da Ribeira; e o cantor e compositor Bruno Kaoss, coordenador do Núcleo de Música Canela Preta e maestro do Coral Fenabb Eutímia Maciel.

Ainda temos as palavras do professor Marcos Mota, idealizador da Mostra Estudantil do Teatro Municipal Ribeira dos Icós e Festicós; e do jornalista Voltaire Xavier, que detém o "Blog do Voltaire", com informações de Icó e diversos, e que trabalhou e trabalha em vários meios de comunicação.
 
"Icó, para mim, é tudo na minha vida.
Ser icoense é ter angústias e ter vitórias""
[Bené Tavares]
 
 Toda vez que passo na Rua Grande e no Largo do Théberge,
eu respiro fundo e vejo a beleza que foi deixada por nossos antecessores"
[Bruno Kaoss]


"Ser icoense é fazer parte dessa comunidade e
 fazer com que a cidade dê certo de alguma forma"
 [Marcos Mota]
 
"Icó é uma cidade maravilhosa, que eu tenho respeito e admiração, por tudo que ela representou e representa para o Ceará e o Brasil" [Voltaire Xavier]
 
* Link da matéria completa, com os respectivos áudios das entrevistas. Acesse e confira: http://www.icoenoticia.com/2012/10/ico-170-anos-icoenses-deixam-homenagens.html

# Entrevista realizada pelo jornalista Yuri Guedes, editor do site Icó é Notícia, além do texto ter sido brilhantemente escrito por ele. Aqui, agradeço o convite para participarmos dessa homenagem pelos 170 anos de emancipação política de Icó, que nos deixou lisonjeados, ao tempo em que reafirmamos a parceria de sempre entre nossos espaços de comunicação online.