segunda-feira, 5 de novembro de 2012

"Tiradas do Baú"

Galego da Lanchonete.
 
É assim que chamamos o mais popular comerciante de lanchonetes de todo o Icó. Figura exemplar, cheia de atitude e muito, mas muito descontraído.
 
Nas últimas eleições, ele foi candidato a vereador de Icó pelo Partido da República (PR), compondo a coligação vitoriosa que elegeu Jaime Júnior (DEM) prefeito desse município.
 
No pleito findo, Galego disputou o mesmo cargo político contra o seu próprio irmão, o ex-vereador França do Picolé (PMDB). Aliás, o primeiro foi quem deu sucessivos mandatos parlamentares ao segundo, sempre o elegendo com o apoio de amigos e com uma campanha pé no chão.
 
Infelizmente, França foi para o lado adversário. E Galego, numa atitude coerente, permaneceu no mesmo palanque. Resultado: os dois se enfrentaram nas urnas, juntando os votos de ambos chega-se ao patamar de quase mil votos, a mesma votação obtida em 2008 pelo sobrinho da dupla, Stônio Leite, que também é do PR. Se unidos no mesmo objetivo, facilmente um teria sido eleito no dia 07 de outubro.
 
Nesse sentido, em 2012, deu para sentir a força de Galego da Lanchonete eleitoralmente falando, mesmo não obtendo êxito na eleição, mostrando que quem sempre elegia o seu irmão era o ex-gançom.
 
Mas por que garçom?
 
Sim, Galego antes trabalhou como garçom, uma profissão honrada, no antigo e extinto bar de Genebaldo, pai do fisioterapêuta Marcos Barreto. O recinto se localizava na antiga praça Marcial Teixeira Pequeno, onde hoje se localiza o Largo do Theberge e onde tinha um belo coreto para namoricos e paqueras daquela juventude de outrora. Os mais antigos lembram desse detalhe, com certeza!
 
Para quem não sabe, Genebaldo, que hoje mora na cidade de Boa Viagem (CE), foi vereador de Icó por vários mandatos, inclusive presidiu a Câmara Municipal de Icó. Galego foi seu funcionário e hoje é dono da lanchonete mais popular da terra dos Icós, onde lá diariamente é lugar de encontro de amigos, que comparecem para falar sobre política, principalmente.
 
O primeiro prédio que abrigou a sua lanchonete se localiza ao lado do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), onde hoje está uma loja de confecção, do lado direito, indo do bairro Novo Centro sentido à Avenida Ilídio Sampaio (Rua Grande).
 
Já atualmente, o seu estabelecimento comercial está encravado na Avenida Nogueira Acioly, ao lado do Posto de Combustíveis do saudoso Caboquinho e família.
 
Vá lá e saboreie uma excelente panelada, regado a um arrozinho branco, com verdura suculenta e uma carne de gado da melhor qualidade.
 
Eu já fui hoje pela manhã bem cedo. E você vai ficar de fora dessa?