segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Conversa de gente grande. Com a palavra, o jovem icoense Carlos Dias

Legalização da maconha, casamento gay, corrupção e aborto foram alguns dos assuntos retratados na entrevista abaixo, concedida com exclusividade para o Blog do Voltaire Xavier, pelo icoense, estudante do Ensino Médio (CERE) e anarquista de carteirinha, o jovem Carlos Dias (foto), que apesar da pouca idade já demonstra uma inteligência formidável para debater como gente grande. Ele é membro efetivo do Movimento "Juventude Anarquista" e criou o grupo no Facebook intitulado "Icó - Política e Cidadania". Carlos, por sua vez, já tem dois artigos publicados neste espaço de comunicação online, além de ter participado recentemente do quadro semanal "Blog Cultural", publicado a cada sexta-feira após consulta feita a um de nossos leitores. Abaixo, o entrevistado de hoje responde as perguntas sucintamente, típico de sua característica, sem arrodeios e sem atropelos. Enfim, vamos deixar de balela, como ele bem frisa em uma de suas respostas, e partir para a leitura da entrevista ping-pong abaixo, que está recheada de novidades e com assuntos que estão no cotidiano de todos nós. Boa leitura e até a próxima! 
 
Blog - Para você, governante corrupto merece o que? Por que?
 
Carlos Dias - Ser punido severamente, de preferência com prisão perpétua, afinal, a população confia nos políticos que acabam roubando e traindo a confiança de milhares, ou até milhões. Se fosse um simples ''ladrão de galinha'' seria preso e espancado, mas como é ''colarinho branco'' fica tudo tranquilo, e a população é quem paga com um sistema totalmente desigual.
 
Blog - O ex-presidente FHC já disse em entrevista à imprensa que é a favor da legalização da maconha no Brasil. Você é a favor ou é contra? Por que?

Carlos Dias - Vi a entrevista, sou a favor, são tantos argumentos que eu nem vou os dissertar aqui, fica para próxima. Mas entre eles está a diminuição do tráfico de drogas, sendo que ninguém mais iria comprar a traficantes e, por consequência, a diminuição da violência. Além disso, a maconha ao contrário do que pensam não é algo extremamente viciante, há muito mais chance de virar um alcoolatra do que virar um viciado em maconha, enfim... Legalize, já!
 
Blog - A questão do aborto sempre é tema central nas campanhas presidenciais no Brasil. Você é a favor da descriminalização do aborto ou é contra? Por que?

Carlos Dias - A questão do aborto é bem séria. Eu particularmente sou a favor, mas no caso do aborto de anacéfalos (embriões que não tem formação cerebral), neste caso em clínicas profissionais. Já em algumas exceções, o aborto de fetos jamais desenvolvidos pode ser válido caso haja riscos a mãe, ou em caso de doença contagiosa incurável. Afinal, antes morrer como feto, que sofrer até a morte depois de nascido.
 
Blog - O que a sociedade de Icó pode esperar do Movimento Juventude Anarquista e Icó - Política e Cidadania, dos quais você é um dos membros?

Carlos Dias - Eu, como um dos idealizadores do movimento Icó - Política e Cidadania, posso dizer que a população pode esperar uma luta pelos direitos iguais e a democracia. Nós, uma ramificação do movimento Anonymous Brasil, que não tem líderes, levamos a ideolofia da livre expressão, e abaixo a toda forma de tirania. Então, faremos de tudo para melhorar a situação de nossa cidade, da forma que todo cidadão deve fazer, reivindicando seus direitos. Sou um dos idealizadores do movimento Icó - Política e Cidadania, que também não tem líderes, somos uma organização que preza pela democracia, então todos podem decidir, o que vale é a decisão da maioria. Afinal, liderança em um movimento anarquista seria contraditório.
 
Blog - Carlos Dias por Carlos Dias, como você se define?

Carlos Dias - Incrível, não consigo me definir... Até já tentei, mas não consigo me descrever. É uma questão até egoísta eu me definir por mim mesmo, eu sou o que sou, sou eu, a minha essência, nada mais. Se eu for me definir acabo criando uma série de limitações, afinal, nem sei quem sou, nem pra onde vou. Em um ponto de vista filosófico é isso, em um ponto de vista social, sou alguém que aceita as diferenças de todos com naturalidade, alguém que não gosta do comum, e sim do inovador. Afinal, nós não somos máquinas programadas para obedecer, mas sim devemos pensar por nós mesmos, enfim, rótulo é para garrafa.
 
Blog - Como você analisa o atual sistema político do Brasil?

Carlos Dias - Em poucas palavras: corrupto, falho, sujo e mentiroso. Infelizmente, isso é culpa de muitos e muitas que, ao invés de estar lutando por dias melhores, estão sentados no sofá assistindo a novela das 7. Tenho vergonha dessas pessoas, não por estarem assistindo novela, mas por estarem na alienação e participando do ''pão e circo'', sendo enganadas e continuando na mesmice. Ei, levante-se, lute, precisamos de você!
 
Blog - Na sua opinião, o que esperar do STF em relação aos réus do processo que ficou conhecido por Mensalão do governo Lula?

Carlos Dias - Estou confiando no Joaquim Barbosa, ele está de fato defendendo o seu País, a grande maioria deveria a muito tempo estar na cadeia, mas como a Justiça no Brasil é extremamente falha, nem sei o que esperar. Mas espero que eles sejam punidos severamente, o que é difícil em nosso País.
 
Blog - Para você, ainda é possível ter no Brasil outros juízes como o ministro Joaquim Barbosa, do STF?

Carlos Dias - Sim, claro. O Joaquim é uma referência quando se fala em caráter. É sim difícil achar gente como ele neste País, mas não é por que as pessoas são de natureza má ou coisa do tipo, isso é balela. É por culpa de um sistema que negligencia a educação, acaba formando ''máquinas'' e esquecem que o caráter está acima de toda diplomacia. 
 
Blog - Você é a favor do casamento gay? Qual é a sua visão sobre homossexualidade?

Carlos Dias - Sou sim. E digo mais quem é contra que reveja seus conceitos, ou melhor, pré-conceitos. Toda forma de inflingir a liberdade do próximo é babaquice. Não podemos querer decidir o que é melhor ou não para outra pessoa, deixe que ela mesma o faça, afinal, quem somos nós para julgar o amor entre duas pessoas? Parafraseando o Raul Seixas: ''Fazes o que tu queres, há de ser tudo da lei... O amor é a lei, mas amor, sob vontade.'' Quanto acerca da homossexualidade em termos gerais não tenho nada contra, pelo contrário, apoio, pois como eu disse antes, se você sabe o que quer, não adianta ninguém ir contra. Viva a liberdade!
 
Blog - Suas considerações finais e agradecimentos.

Carlos Dias - Agradeço ao jornalista Voltaire Xavier por sempre me conceder um espaço no seu Blog, e estou pensando em escrever dois artigos, um sobre o aborto e outro sobre a legalização da maconha. Se me for concedido um espaço, escreverei com todo prazer aqui para o Blog do Voltaire. Abraço, pessoal!
 
Em tempo: Sobre a última pergunta, comunicamos que o espaço será concedido, com certeza! Nosso Blog é um espaço onde predomina a informação sem preconceito. Portanto, aqui sempre haverá espaço para ideias inteligentes e bem embasadas. Pode crer, amigo Carlos!