segunda-feira, 26 de novembro de 2012

"Tiradas do Baú"

Aquino Botão, Miguel Vilarouca, Jaime Júnior, Vileimar Figueiredo, Fernando Nunes, enfim...
 
Foram alguns dos chefes de gabinete da Prefeitura Municipal de Icó. É ele que faz a ponte entre o prefeito de plantão e a população, entre o prefeito de plantão e o poder legislativo. Sem contar no fato de que tem por uma de suas obrigações fazer funcionar o Paço Municipal de forma competente, ágil e transparente.
 
Todos os chefes de gabinete anteriores já estão na história. Aquino Botão, o Dr. Aquino, exerceu esta função em três mandatos prefeituráveis. Foi chefe de gabinete dos ex-prefeitos Aldo Monteiro (in memorian), Quilon Peixoto Farias (PSD) e Cardoso Mota (PSB), só para citar este exemplo.
 
Este cargo nada mais é do que o Gabinete da Casa Civil, existente no âmbito estadual e federal. A Chefia de Gabinete compete à assistência direta e imediata ao prefeito municipal, na sua relação civil e nas suas relações públicas com autoridades civis e políticas e com a Câmara Municipal, ao cerimonial público, à coordenação de eventos nos quais o prefeito se faça presente, ao planejamento, à coordenação e a organização do relacionamento do Poder Executivo Municipal com vistas ao trato de assuntos institucionais com outras esferas de poder.
 
Todos os ex-chefes de gabinete já ficaram para a história, vale relatar novamente aqui, todos eles têm os seus valores, até mesmo os que deixamos de nominar aqui e que fizeram parte das administrações anteriores a gestão Aldo Monteiro.
 
Como ex-chefe de gabinete, o prefeito eleito de Icó, Jaime Júnior (DEM), com certeza colocará a sua vasta experiência a disposição do próximo ocupante deste cargo, que é uma pessoa preparada, amante do Direito, inteligente, responsável e, acima de tudo, comprometido com o desenvolvimento de nossa terra.
 
Muitas vezes o chefe de gabinete não é entendido por parte da população. Mas temos que entender que ele está ali para representar o prefeito municipal quando de sua ausência. E outra: o chefe de gabinete tem que trabalhar pensando na coletividade icoense e não somente praticando assistencialismo de toda ordem, como ainda acontece até os dias de hoje.
 
Ele está lá no gabinete do prefeito para atender o povo sobre suas demandas, os presidentes de associações comunitárias que vão buscar parcerias, os secretários municipais que precisam de ajuda governamental para projetos, dentre outros segmentos igualmente importantes.
 
Sem desmerecer os demais que já passaram por este importante cargo, afirmamos que, a partir de 01 de janeiro de 2013, o Icó terá um chefe de gabinete a altura do que merece, que alia competência e confiança. E detalhe: o nome dele para chefe de gabinete foi abertamente falado há dois anos atrás, quando Jaime Júnior disputou a Assembleia Legislativa do Ceará, em 2010, durante um almoço entre amigos na Churrascaria de João Modesto, na estrada que liga Icó a Cajazeiras, na Paraíba. E assim foi firmado o nome dele agora, após a eleição vitoriosa do dia 07 de outubro.