quarta-feira, 7 de novembro de 2012

"Blog Solidário"


"Com a filosofia de que a solidariedade deve ser cultivada diariamente, a campanha Amigos em Ação, que une empresários e apoiadores desde 1992 em prol de entidades filantrópicas cearenses, chega à sua 21ª edição em 2012. Neste ano, a campanha vai beneficiar seis instituições de Fortaleza e da região metropolitana, são elas: Lar Torres de Melo, Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Comunidades de Vila Pagã e Estrada Nova, Oficina do Senhor, Casa Sol Nascente e Lar Amigos de Jesus.

O lançamento oficial da Campanha Amigos em Ação 2012 ocorreu no dia 31 de outubro, às 12 horas. Empresários, conselheiros e parceiros do projeto e a imprensa se reuniram no auditório da sede da Alessandro Belchior Imóveis (Av. Senador Virgílio Távora, 150 – Meireles).

A obra Melodia Social do artista plástico Tarciso Viriato ilustrou todas as peças de divulgação – cartazes, camisas e convites – da Amigos em Ação deste ano. O quadro também será leiloado, junto com outras obras de arte doadas por artistas, entre pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, colagens e artes decorativas, durante a campanha. A nona edição do já tradicional Leilão de Obras de Arte será realizada no dia 15 de dezembro e também terá a renda revertida para a manutenção dos projetos do Amigos em Ação de 2013.

As obras serão expostas para visitação pública gratuita em mostra coletiva a ser realizada entre os dias 21 de novembro e 8 de dezembro, na galeria Casa D´Arte (Rua Barbosa de Freitas, 1035 – Aldeota). Além de Tarciso Viriato, também são artistas parceiros do projeto: Sergei de Castro, Maurício Albano, Mano Alencar, Maurício Cals, Vando Figueiredo, Nely Rosa, Ascal e Emília Vidal Porto.

Doação de Alimentos
Somente em 2011, foram arrecadados 30.299 kg de alimentos não-perecíveis, que foram doados para cinco instituições beneficentes. A expectativa dos organizadores é ultrapassar a meta de 33 toneladas. Este ano, 47 entidades filantrópicas foram indicadas para serem beneficiadas com as doações, das quais seis foram escolhidas pelos 39 diretores e conselheiros do Amigos em Ação.

As seis instituições foram escolhidas dentro de um criterioso processo que envolveu visitas técnicas para verificação das necessidades e credibilidade de todas as entidades inscritas. “Para ser selecionada, a entidade precisa ter notória credibilidade, serviços prestados e ainda conquistar com sua trajetória o interesse dos conselheiros, uma vez que a votação é sempre muito disputada”, conta o diretor-superintendente da Alessandro Belchior Imóveis, Germano Belchior. Além dos donativos, as instituições recebem o troféu de reconhecimento pelo seu trabalho.

O movimento social Amigos em Ação conta com a colaboração de mais de mil empresários de diversos setores e a dedicação voluntária dos diretores e conselheiros do projeto no trabalho de realização e sensibilização da campanha. Cada participante tem que doar, no mínimo, 60 kg de alimentos não-perecíveis. Em 21 anos de existência, o Amigos em Ação já arrecadou e doou mais de 260 mil kg de alimentos não-perecíveis, beneficiando mais de 100 entidades filantrópicas e comunidades carentes.

Desde 2004, o movimento mantém o projeto Educação para o Trabalho e a Cidadania, que atende crianças e adolescentes das Comunidades de Vila Pagã e Estrada Nova, no distrito de Tapera, em Aquiraz. O programa criou ainda há sete anos a Banda de Pífaros Juventude Amigos em Ação, composta de 50 instrumentistas com idade entre dez e quinze anos. “O Amigos em Ação vem expandindo seu campo de atuação, desenvolvendo projetos de tecnologia social, voltados para a educação”, explica Germano."
 
# Texto e informações da AD2M - Engenharia de Comunicação.