sexta-feira, 2 de novembro de 2012

"Blog Denúncia": Jornalismo é, antes de tudo, prestação de serviços

 
Um dos bairros mais populosos de Icó, bem como um dos mais novos, é o Novo Centro, uma área valorizada e que está em constante crescimento, inclusive contando com prédios da Policlínica, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da 17ª Crede (Coordenadoria Regional de Educação), do Cere (Centro de Referência Padre José Alves de Macêdo), da futura sede do INSS, da futura sede da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e do Super Queiroz Supermercados.
 
Pois bem!
 
Este blogueiro é um dos mais antigos moradores do bairro Novo Centro. Praticamente passei a grande maioria de minha existência por aqui, residindo no mesmo local desde o início da década de 1990, juntamente com toda a minha família, exceto quando tive que me ausentar para terminar os estudos na Capital.
 
Quando chegamos aqui só existia mato, terrenos baldios, estradas sem calçamento (ainda existem em algumas ruas) e sujeira nos canais de responsabilidade do DNOCS (ainda prolifera).
 
Acontece que, onde hoje se localiza um grande quintal ou área de lazer de uma residência de um ex-vereador icoense, era para ter sido construída uma praça pública por parte da Prefeitura Municipal de Icó, durante o segundo governo do médico e ex-prefeito Quilon Peixoto Farias (PSD). Os mais antigos moradores do lugar atestam o que estou falando aqui.
 
Anos passaram-se e o terreno foi repassado para as mãos de um dos irmãos do ex-prefeito em questão e denominado logo acima.
 
Por sua vez, sem mostrar interesse em construir algo no lugar, o mesmo terreno foi imediatamente repassado para este ex-vereador, que é muito ligado politicamente a família Peixoto Farias, inclusive é detentor de vários mandatos parlamentares na terra dos Icós.
 
Resultado: a praça pública, no terreno da Prefeitura, deixou de ser construída, prejudicando o lazer de milhares de cidadãos que moram nas adjacências. E, por capricho político, no lugar, hoje abriga o quintal da residência do ex-vereador. E diga-se de passagem: um baita de um terreno.
 
Acontece, sobremaneira, que o outro terreno ao lado do quintal do ex-vereador pertence justamente ao seu irmão, que numa atitude transloucada está "murando" a área, impossibilitando a passagem de pedestres entre o canal que corta a Rua Jairo Almeida Alencar (minha rua) e as ruas que dão acesso ao Cere, a Policlínica e ao bairro Cidade Nova, por exemplo.
 
Com a construção do muro nesse terreno, o acesso dos pedestres sofrerá consequências, já que a ponte que fica no canal será desativada, o que é uma pena.
 
Mas a denúncia não acaba aqui!
 
Entre o quintal, que era para ter sido construída uma praça pública e que agora pertence ao ex-vereador, e o terreno onde está sendo "murado" existe, entre um e outro, um espaço de três metros e meio que pertence justamente a Prefeitura.
 
Estes três metros e meio dar justamente para se construir um "beco" visando os pedestres atravessarem a ponte que corta o canal supracitado. Mas infelizmente, o ex-vereador afirma que este espaço também pertence ao seu irmão, o que já foi contestado por um fiscal da Secretaria de Infraestrutura de Icó, e incluiu estes poucos metros a seu favor também.
 
E agora, quem tem razão? Com a palavra, a Secretaria de Infraestrutura de Icó.