terça-feira, 20 de novembro de 2012

Consciência é todo dia!

Mas, no Brasil, no dia 20 de novembro (hoje), se comemora o "Dia da Consciência Negra", uma referência a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes do movimento contra a escravidão no País, morto em 1695. Historicamente, a presença africana por aqui é uma das matrizes na formação do povo brasileiro. Ela é percebida na música, cultura, religião, gastronomia, moda e na linguagem, apenas para citar algumas heranças.
 
 
Nos últimos tempos, o Brasil tem tido posturas mais eficientes no combate ao racismo. Aqui mesmo no Ceará, já temos a Universidade de Interação Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), na cidade de Redenção, o primeiro município cearense a libertar os seus escravos.
 
A própria Prefeitura Municipal de Fortaleza mantém a estrutura da Coordenadoria da Igualdade Racial, ligada a Secretaria de Direitos Humanos, realizando ações que fortaleçam esta parte da população, que ainda sofre com alguns preconceitos.
 
Em nível de Nação, acaba de tomar posse como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o primeiro negro de sua história. Trata-se do ministro Joaquim Barbosa, um "calo no sapato" dos envolvidos do caso Mensalão. E detalhe: ele foi escolhido para o posto por decisão do então presidente Lula (PT), sendo que ele próprio, como relator deste processo histórico, condenou os réus, a maioria oriundo do Partido dos Trabalhadores, legenda criada pelo ex-mandatário do Palácio do Planalto. Que destino, hein?
 
Sem contar no fato de que o governo federal discute, via Ministério da Educação (MEC), a divisão de cotas raciais para o ingresso no ensino superior. Uma reivindicação mais do que justa para uma população que muito contribuiu para a riqueza brasileira que temos atualmente. Apoiamos esta causa, sem sombra de dúvidas!
 
 
Entretanto, em Icó, infelizmente, nos dias atuais, não temos visto manifestações em favor da população negra. É o terceiro município a libertar os seus escravos no Ceará, segundo a historiografia, porém ainda possui muitos icoenses com esta etnia, temos uma Igreja belíssima construída pelos então escravos (Nossa Senhora do Rosário) e não mais o "pelourinho" que ficava encravado em pleno Largo do Theberge. Após a reforma do lugar, com a nova arquitetura, o monumento sequer foi pensado.
 
Mas, como todo dia é dia de consciência, fazemos aqui uma singela homenagem a todos os negros do Brasil, através das fotos do modelo Lipe Toretto, que é considerado um dos profissionais negros mais belos do mundo da moda brasileira. Ele foi clicado pelas lentes do fotógrafo paulistano Ronaldo Donizeti, com exclusividade para o Blog do Voltaire Xavier, e com correntes que muito bem representa a escravidão que perdurou no nosso País por longos e árduos anos. Parabéns pelo trabalho!
 
E para finalizar e para lembrar: de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil tem a maior população negra fora da África. A informação pode ser reforçada com o Censo do IBGE de 2010. Segundo os indicadores, a população negra e parda já pode ser considerada a maioria no País. Conforme a pesquisa, 96,7 milhões - o equivalente a 50,7% da população - se declararam negros, contra 91 milhões de brancos (47,7%), 2 milhões de amarelos (1,1%) e 817,9 mil indígenas (0,4%). No total, somos 190.755,799 milhões de habitantes.