sexta-feira, 16 de novembro de 2012

"Blog Cultural"

 
"Taare Zameen Par – filme da produção de Hollywood – conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida… e a filosofia do internato é a de disciplinar cavalos selvagens. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver. O filme é uma obra prima do até então ator e produtor Aamir Khan. Não resisti à situação por que passava o aluno, tanto na escola como em casa e com os colegas na rua. É de extremo abandono social pelas práticas comportamentais do mesmo, ninguém o acolhe, quase que durante todo o filme estive em lágrimas comovido pela situação de reclusão e despreparo familiar além da negligência da escola.
 
Dislexia (do grego Δυσλεξία, δυσ ["difícil"] e λέξις ["palavra"]) caracteriza-se por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado. A dislexia é mais frequentemente caracterizada por dificuldade na aprendizagem da decodificação das palavras. Pessoas disléxicas apresentam dificuldades na associação do som à letra (o princípio do alfabeto); também costumam trocar letras, por exemplo, b com d, ou mesmo escrevê-las na ordem inversa, por exemplo, "ovóv" para vovó. A dislexia, contudo, é um problema visual, envolvendo o processamento da escrita no cérebro, sendo comum também confundir a direita com a esquerda no sentido espacial. Esses sintomas podem coexistir ou mesmo confundir-se com características de vários outros fatores de dificuldade de aprendizagem, tais como o déficit de atenção/hiperatividade, dispraxia, discalculia, e/ou disgrafia. Contudo, a dislexia e as desordens do déficit de atenção e hiperatividade não estão correlacionados com problemas de desenvolvimento."
 
[José Santos - foto - é professor da rede municipal de ensino, psicopedagogo, tem um Blog na web voltado para a Educação e com orgulho fala com muito carinho sobre a região do distrito de Lima Campos, onde tem raízes. Profissional sério e competente, está de olho aberto quanto ao projeto de Lei nº 016/2012 enviado pelo executivo municipal para a Câmara Municipal de Icó, que "dispõe sobre a ampliação definitiva da carga horária de trabalho dos professores integrantes do grupo ocupacional Magistério, da Secretaria da Educação Básica e dá outras providências", projeto polêmico que está prestes a ser aprovado pelo legislativo municipal, após passar pelas comissões técnicas. A Lei diz que 90 dias antes e 90 dias depois da eleição projetos dessa natureza se torna ilegal e inconstitucional. Um grande abacaxi que será descascado pelo próximo governo já nos primeiros dias de gestão e o que é salutar: dentro da Lei e não na calada da noite]