segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O pequeno notável: É talento da gente, é orgulho de Icó. Confira!

Ele tem apenas 15 anos e já desponta como um talentoso músico da terra dos Icós. O nome dele? Luiz Landim, um cantor que encanta a todos com a sua voz macia e com um repertório bastante seletivo. A primeira vez que vi o mesmo cantar foi durante um show acústico e musical, no Bar do Espetinho, em Icó (CE). Desde então, percebi a desenvoltura dele. E não tive outra alternativa. Convidei-o para conceder esta entrevista abaixo, por email, e, de pronto, o nosso Blog foi atendido, onde agradecemos, desde já, a atenção e o carinho. O leitor acompanhará um bate-papo bem descontraído, onde o cantor Luiz Landim discorre sobre diversos assuntos, que vai desde a música, sua paixão, aos estudos no Colégio Senhor do Bonfim. Recentemente, o destaque dessa segunda-feira (05) de nosso espaço de comunicação online, se apresentou no calçadão do Teatro da Ribeira dos Icós, no evento intitulado "Icó Cultural", arrancando aplausos dos que lá compareceram naquela noite, assim como este blogueiro. Humilde, Luiz é desses caras que, num passe de mágica, conquista a sua amizade. É, com certeza, a revelação da música icoense, que precisa ser mais valorizada pelos agentes culturais de nosso município. De minha parte pode ter a certeza de que sempre estarei a disposição para o que der e vier. A música, quando tocada com o coração e a alma, se torna especial. E, é com este pensamento, que o cantor Luiz Landim almeja seguir conquistando o apoio daqueles que admiram uma música de qualidade, ele que se prepara para ingressar no concorrido mundo universitário. Não temos dúvidas nenhuma de que alcançará todos os objetivos, que passa pelo curso de Direito, depois pelo concurso para juíz ou promotor de Justiça. E é claro: levando sempre a música no coração. Afinal, presença de palco, humildade e simpatia, ele tem de sobra, características peculiares de todo e qualquer artista. Acompanhe a entrevista ping-pong abaixo (perguntas e respostas) e saiba mais um pouco desse brilhante icoense, que morou no distrito de Icozinho e é orgulho para todos nós.
 
A infância, criança amada pela família
 
O início da carreira de cantor - apresentação no Colégio Senhor do Bonfim
 
Aluno nota 10 - Boletim escolar do 2º ano (3ª etapa), no Colégio Senhor do Bonfim (2012)
 
1º lugar, da 3ª etapa, no Colégio Senhor do Bonfim, com média 9,5. Parabéns!
 
Luiz, o atleta! 
 
O menino que virou cantor - apresentação no evento "Icó Cultural", no calçadão do Teatro da Ribeira dos Icós. Só sucesso!
 
Blog - O que a música representa para você?
 
Luiz Landim - Em primeiro lugar gostaria de dizer que é um prazer enorme ter sido convidado para essa entrevista. É muito gratificante ser reconhecido pelo que faz. É maravilhoso! Respondendo a pergunta, a música pra mim é algo extraordinário. Não vivo sem música. Não me imagino passar um dia sem ouvir Engenheiros, Coldplay, Zé Ramalho, Legião Urbana, Capital Inicial, e CIA LTDA (risos). São tantas bandas que até esqueço do resto. A música é algo que me leva pra outro mundo, é transcendental. Me tira o estresse do dia, e, sem contar, cantar, tocar violão e bateria são minhas paixões! A música representa, sem dúvida nenhuma, uma parte de mim sem a qual eu não existo!
 
 Blog - Como surgiu a descoberta pela música?
 
Luiz Landim - Foi bem interessante! Eu sempre tive um gosto musical considerado estranho pelos meus amigos. Eu morava no Icozinho e lembro muito bem que quando eu era mais novo (uns 7 ou 8 anos), minha irmã ganhou um CD de um ex-namorado da época. Nesse CD tinha bandas como Scorpions, Red hot Chili Peppers, Elton John e outros músicos. Mas descobri que sabia cantar e tinha uma facilidade para aprender música no coral do Colégio Aurélio Buarque. Eu não tinha interesse algum em cantar, mas fui gostando, tive professores maravilhosos como Edbergon Varela e Gilberto Brito, que contribuíram muito para desenvolver essa minha relação de amor pela música. Um dia, no Restaurante Dumont, estava acontecendo um evento de barzinho, voz e violão. Meu pai me lançou um desafio: Se eu cantasse duas músicas, ele me compraria um violão. Tinha muita gente, eu estava com muita vergonha, mas sou cara de pau mesmo e fui (risos). Ganhei meu violão e não parei mais! E o resto dessa história já dá pra imaginar.
 
Blog - Você é feliz cantando?
 
Luiz Landim - Absolutamente feliz! Mas não sou feliz muitas vezes em eventos que tenho que cantar o que não gosto de ouvir. Por exemplo, quando estou cantando uma música de Paralamas do Sucesso, e alguém me pede para cantar Léo Magalhães (risos). Não que o Léo Magalhães não é bom, só não é meu estilo. Eu sou muito feliz cantando as músicas que me agradam, que gosto de ouvir. Pena que a maioria do povo icoense acha que música boa é música que fala de mulher fácil e bebida em excesso. Baboseira.
 
Blog - Qual é o cantor e a cantora que você mais admira na música popular brasileira?

 Luiz Landim - Atualmente eu tô admirando DEMAIS, Gabriel, O Pensador! Super inteligente, tem um ritmo maravilhoso, não tenho nem palavras para explicar minha admiração. Mas desde sempre, Humberto Gessinger Cazuza, Raul Seixas, Zé Ramalho e os mestres Tim Maia e Renato Russo são os que mais admiro. Cantoras, eu prefiro a Ana Carolina, Marisa Monte e Cássia Eller.
 
Blog - Ouvi falar que você é um aluno nota dez, que sempre gostou de estudar. Dar para conciliar os estudos com a música? É verdade que você é um orgulho para a sua mãe quando o assunto é estudo?
 
Luiz Landim - Dá para conciliar, mas tem que ter muito cuidado! Nem encosto em violão em época de provas. Certa vez fui num evento de barzinho em uma quinta-feira, tinha prova na sexta. Fiz a prova morrendo de sono, quase caindo da cadeira. Mas como tinha estudado muito e antecipado, ainda tirei uma ótima nota! Então, se tiver cuidado, atenção e não mudar o foco, tudo dá certo. Aliás, não penso em ser um cantor profissional. A música é algo instável, sou muito feliz, mas meu estilo não consegue se destacar aqui na nossa região. Meu sonho mesmo é me formar em Direito e ser um promotor ou juiz. Minha mãe ama minhas notas (risos). É bastante compreensiva com os estudos. Tô sempre estudando, pego as coisas com facilidade e gosto sempre de ter a mente aberta à novas informações. Meu boletim saiu bem bonito nessa etapa que passou, espero que saia mais bonito ainda nessa que virá, para continuar dando orgulho para ela (risos).
 
Blog - Tomei conhecimento que você pratica esportes e que gosta muito de esportes. Nos fale um pouco sobre a modalidade que você exercita?

Luiz Landim - Amo futebol e futsal. Mas recentemente virei um praticante/atleta apaixonado pela arte marcial, o Taekwon-do ITF. Um esporte bem conhecido, tem até nas Olimpíadas em uma modalidade diferente. É baseado na técnica, não visa nocautear o adversário, e sim fazer pontos. Chute na cabeça 3 pontos, no tórax 2 pontos, soco vale 1 ponto em qualquer região. Quem fizer mais pontos ao final dos rounds, ganha. É maravilhoso! Sou extremamente apaixonado e esforçado para ser o melhor na minha categoria. Somos como uma família gigante. A fimília TKD. Ia até lutar o Campeonato Cearense em Fortaleza, mas tive que cancelar por ter outros compromissos.

Blog - Torce para qual time? Dê um motivo para torcer por este time.
 
Luiz Landim - Todo poderoso Timão! HAHA. Coringão, é claro! Um motivo? humm. É o melhor time do Brasil! (risos). Vamos massacrar o Chelsea no fim do ano, VAI CORINTHIANS!

Blog - Você hoje toca nas noites de Icó. Quais os seus planos para o futuro como cantor? Algum projeto em mente?

Luiz Landim - Por enquanto, eu gostaria muito de fazer um evento diferente no teatro, com luzes, banda e tudo que um cantor precisa para ser feliz em cima do palco. Estou realmente analisando essa possibilidade e quero fazer isso no fim do ano. Seria maravilhoso! Ficaria muito feliz. Muito feliz mesmo. Em novembro tocarei na churrascaria do Escurinho, quem puder dá uma passadinha lá seria ótimo! Já te convido, desde já, para marcar presença!
 
Blog - Na sua opinião, o que fazer para a Secretaria de Cultura e Turismo valorizar mais os artistas locais? 

Luiz Landim - Muita coisa. Eventos como o Icozeiro, que só acontecem uma vez no ano, deviam ser muito mais frequentes. Estimular os cantores a trabalharem cada vez mais e melhor. Aumentar as vagas dos cursos e o principal: REALIZAR EVENTOS. Coisa que não se faz. O Icó Cultural, que aconteceu alguns dias atrás, foi um exemplo da falta de apoio que os artistas da nossa cidade recebem. Ótimos grupos de dança, belas pinturas e música boa. Nada disso é incentivado. Não se pode também explorar somente a música. Temos pintores na nossa cidade. Temos dançarinos, artistas marciais e muitos outros. O turismo é MUITO mal explorado. O Icó tem uma historia M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A. Casarões lindos! Prédios históricos que deveriam ser reformados e mais explorados no aspecto cultural. A nossa cidade tem muitas falhas, se fosse apontar todas precisaria de um blog inteiro (risos).
 
Blog - Suas considerações finais e agradecimentos.
 
Luiz Landim - A alegria que senti quando fui convidado para essa entrevista foi muito grande! É ótimo ver que o que você faz agrada as pessoas. Principalmente, agrada a quem tem cultura e bom gosto como você, Voltaire Xavier. Que volto a afirmar, é um nome extraordinário (risos). Muito obrigado por mostrar os diferentes lados da nossa cidade, mostrar a cultura e a juventude de nosso município. Seu Blog é maravilhoso! Muito produtivo e bem feito! Meus Parabéns. A cidade precisa de mais pessoas como você, que tem a iniciativa de levar informação e cultura para o povo. E com muita qualidade. Espero que continue com o seu trabalho e que a nossa sociedade seja cada vez mais mente aberta para o mundo e aceite novas culturas. Muito obrigado pelo convite. Diverti-me muito respondendo tudo isso (risos). Um grande abraço, de seu amigo Luiz Landim!