quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Relíquia familiar

Dona Regina Gouveia e seu esposo, o médico Rui Gouveia Soares
 
Família reunida: médico oculista Manoel Augusto, patriarca Rui Gouveia Soares, Débora (fala inglês fluentemente), Aspásia (advogada), Djenane (fala francês fluentemente), Karenina e matriarca Regina Gouveia. Ausentes na foto, os filhos Ruizinho e Augusto César
 
Olha só o que encontrei no acervo pessoal da icoense Aspásia Soares? Uma verdadeira relíquia fotográfica, viu?
 
Na foto 2, encontra-se a família reunida do médico Rui Gouveia Soares (in memorian), que durante muito tempo clinicou no município de Icó. A sua residência ficava localizada onde hoje mora a professora Maria José Monteiro (Maguela) e o empresário Matheus José Monteiro, da Constrular, ao lado do Palácio da Alforria.
 
Na época, no outro lado da residência de Dr. Rui, na Avenida Ilídio Sampaio (Rua Grande), se localizava também a residência do meu avô materno, o comerciante Raimundo Roberto de Alencar, de saudosa memória.
 
As duas famílias eram bastante unidas e ainda hoje continuam mantendo contatos através de suas filhas. Aspásia, que hoje mora em Fortaleza, é defensora pública na Defensoria Pública Geral do Estado, ela que é advogada formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mantém até os dias atuais laços de amizade com a minha mãe, a educadora aposentada Ana Farias Xavier (Naninha), bem como os demais membros de sua família.
 
Tempos bons de um Icó antigo, ainda lembrados pelos seus filhos ilustres de então.