sexta-feira, 23 de novembro de 2012

[3 anos] O primeiro pedaço vai para todos os nossos leitores

 
Como passa rápido, viu?
 
Mais uma vez, estamos aqui para comemorar mais um aniversário deste Blog. São três anos de existência, de mais de três mil postagens, 750 mil visualizações e 438 seguidores. Ufa!
 
Me emociono quando lembro que, numa tarde ociosa de trabalho, na Assessoria de Comunicação e Imprensa, da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Nordeste (Apimec Nordeste), com sede em Fortaleza, entidade que atuei como seu assessor, iniciávamos a montagem desse espaço de comunicação online.
 
No início, postávamos muitos textos de outros autores. Após, passamos a postar textos e matérias exclusivas e de minha lavra. Sobre isso, certa vez, o advogado Fabrício Moreira, no Cajueiro Drink's, afirmou para este blogueiro: "o povo gosta é de textos autorais". E é verdade mesmo. Gera uma repercussão gigantesca.
 
Com o passar do tempo, criamos vários quadros. Uns foram extintos. Outros continuaram, como é o caso do "Tiradas do Baú" (toda segunda-feira) e "Beleza Icoense (toda sexta-feira). Sem contar no fato de que vários articulistas já passaram por aqui, basta acessar o arquivo.
 
Confesso que o nosso Blog é a "menina dos olhos de ouro" desse blogueiro. É aqui que guardo as minhas opiniões sobre fatos e pautas interessantes, seja do mundo da política, da moda, cultura, entretenimento e informações sobre a minha querida cidade de Icó, onde nasci e cresci.
 
Graças ao bom Deus, o nosso Blog tem alcançado índices de audiência satisfatórios, como bem mostra diariamente as estatísticas contidas nele. E tem sido um "calo no sapato" de muitos políticos de plantão da terra dos Icós.
 
Sem nenhuma modéstia, afirmo que o "Blog do Voltaire Xavier" é sim referência para a blogosfera cearense. Ele é feito com amor, profissionalismo de quem passou mais de quatro anos numa faculdade de Jornalismo e, acima de tudo, com uma grande receptividade por parte de nossos leitores, salvo aqueles que se sentem ofendidos por algum texto aqui postado.
 
São três anos de existência e que agora iremos caminhar em busca dos quatro anos. Criado em 23 de novembro de 2009, muitas vezes fomos duros com algumas personalidades públicas. São ossos do ofício, pode crer! As críticas aqui expostas foram necessárias até para mostrar aos leitores que o jornalismo é educativo antes de tudo.
 
Educativo no sentido de orientar as pessoas, como ocorreu na campanha eleitoral desse ano, onde este Blog foi bastante útil, com matérias mostrando a realidade de Icó atualmente, o desmando e abuso de poder de alguns políticos desta terra, que se acham "donos do mundo", com entrevistas sérias e responsáveis, como no tempo do quadro semanal "Entre Aspas". Mas nunca deixamos a democracia de lado. E assim continuará.
 
Mesmo após assumirmos a Assessoria de Comunicação e Imprensa, da Prefeitura Municipal de Icó, assunto este já divulgado pelo próprio prefeito eleito Jaime Júnior (DEM), durante participação especial na rádio Brasil FM, na tarde da última quinta-feira (22), daí a liberdade de expor aqui, já que não é mais novidade para ninguém. A ideia, após a posse, é criar a futura Secretaria de Comunicação Social (SECOM), tendo como exemplos as prefeituras de Iguatu, Juazeiro do Norte, Caucaia, Maracanaú e Fortaleza.
 
Pois bem! Mesmo atuando no "outro lado do balcão", como costumamos dizer, continuaremos com o trabalho desse Blog. E aqui nos colocamos a inteira disposição da população icoense, que terá a partir de janeiro de 2013, uma equipe comunicacional a altura do que o Icó merece, com grandes profissionais e muito labor a ser feito. O projeto já foi elaborado, já foi acatado pelo prefeito eleito e agora é executar. O nosso lema será: SERIEDADE.
 
Portanto, estamos em festa hoje. Ao fim do primeiro mandato do futuro prefeito Jaime Júnior estaremos com sete anos. Até lá, muita história ainda será contada aqui, para a alegria de uns e tristeza de outros.
 
Muito obrigado a todos!
 
# Em tempo: Nesta tarde de sexta-feira (23) respondi dez perguntas bem elaboradas pela equipe do Blog Aceji Acadêmica, um projeto universitário e executado pela Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji), entidade que sou o seu 1º secretário eleito, gestão representada pelo presidente e jornalista João Ferreira do Nascimento, editor de "Municípios" do jornal O Estado. Usando a técnica de entrevista ping-pong, respondo assuntos sobre o jornalismo, a blogosfera, abordagens sobre o município de Icó, dentre outros temas. Para quem sempre entrevistou convidados para este Blog, agora é a vez desse blogueiro ser o entrevistado, o que nos deixou super felizes, principalmente, no momento em que completamos três anos de existência. Aqui, não podemos deixar de agradecer ao convite que foi feito pelo amigo Eduardo Siqueira, repórter do caderno Buchicho, do jornal O Povo, e diretor de Assuntos Culturais da Aceji. Em breve republicaremos a entrevista aqui nesse espaço. Não perca!