terça-feira, 27 de novembro de 2012

Conjuntura estadual, por Voltaire Xavier, jornalista e autor deste Blog

Anote aí, caro leitor!
 
Com a decisão do governador Cid Gomes (PSB) de ficar até o último dia de seu governo, cresce as expectativas de alguns políticos cearenses em torno de sua cobiçada cadeira.
 
Mas engana-se que a cadeira número 1 do Ceará será ocupada pelo hoje senador Eunício Oliveira e pelo atual vice-governador Domingos Filho, ambos do PMDB, como apregoam alguns segmentos da sociedade cearense.
 
O próximo candidato ao Governo do Ceará apoiado pelo governador Cid Gomes será do PSB, partido pelo qual é o seu presidente estadual. Para sair da administração e ser, por exemplo, postulante a única vaga de senador, hoje ocupada pelo senador Inácio Arruda (PCdoB), Cid teria que se desincompatibilizar de suas funções em abril de 2014, com a sua gestão em andamento, que vai até o dia 31 de dezembro desse mesmo ano. Esta hipótese está totalmente descartada. Cid jamais deixará o PMDB no poder, mesmo sendo somente por oito meses.
 
Por sua vez, o senador Eunício Oliveira anda comentando por aí que é o nome natural da coligação que ora sustenta o Palácio da Abolição, afirmando inclusive que o PSB não tem nomes e muito menos o PT.
 
O certo é que o PSB fez a Prefeitura de Fortaleza, com a vitória do médico Roberto Cláudio. Este nome está descartado pelo governador Cid Gomes para disputar o Governo do Estado. E jamais RC deixará a gestão fortalezense nas mãos de seu vice-prefeito, Gaudêncio Lucena, que é sócio do senador Eunício Oliveira e pertence aos quadros do PMDB, onde é o seu tesoureiro partidário.
 
Ora bolas! Será que a família Ferreira Gomes vai cair novamente na esparrela em deixar a Prefeitura de Fortaleza nas mãos do PMDB? Claro que não! É só lembrar o que ocorreu lá no início da década de 1990. Ciro Gomes era prefeito de Fortaleza, saiu para disputar o Governo do Estado apoiado pelo então governador Tasso Jereissati (PSDB), e Juraci Magalhães (in memorian) assumiu o poder da Capital, já que era o vice-prefeito eleito. Mais tarde, Juraci rompeu com Ciro e o resto todo mundo já sabe. Ah, Juraci pertencia, à época, aos quadros do PMDB.
 
Por isso, Roberto Cláudio fica até o último dia de seu governo municipal, inclusive tentará a sua própria reeleição. Quem sobreviver, verá!
 
Contudo, sem o PMDB na disputa principal majoritária de 2014, sobra somente o PSB. O nome a sucessão do governador Cid Gomes sairá dessa legenda partidária, já que o PT novamente se dividirá. Pode apostar aí!
 
E, passará pelo crivo do "todo poderoso" Ciro Ferreira Gomes, irmão do governador, político experiente e com um currículo invejável. É só lembrar do que ocorreu neste ano antes da disputa pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. A escolha de Roberto Cláudio foi uma imposição do ex-governador, ex-prefeito e ex-ministro. E acabou dando certo.
 
Para Ciro Gomes, o nome ideal para a sucessão de seu irmão no Palácio da Abolição é o do deputado estadual-licenciado Mauro Filho/foto (PSB), atual secretário da Fazenda do Ceará, que só não desincompatibilizou-se para disputar internamente a indicação do partido para a Prefeitura de Fortaleza por ordem do ex-ministro.
 
É um nome preparadíssimo, já foi tudo nessa vida e merece ser reconhecido. Até este blogueiro, que não é adepto de algumas práticas políticas do governador Cid Gomes, votaria sem empecilhos em Mauro Filho para governador do Ceará, ele que é filho do decano deputado federal Mauro Benevides (PMDB).
 
Fora ele, no PSB correm por fora o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, que já foi prefeito de Sobral, sendo inclusive sucessor do governador Cid Gomes na Prefeitura desta cidade localizada na Região Norte. E também o nome de Ferrúcio Feitosa, atual secretário especial da Copa, por diversas vezes bastante "mimado" pela família Ferreira Gomes.
 
Enfim, o nome para suceder Cid Gomes no Palácio da Abolição passará por estes três últimos: Mauro Filho, Leônidas Cristino e Ferrúcio Feitosa. É o que tem de melhor nos quadros do PSB atualmente. É esperar para crer!

# Em tempo: Maurinho, como é carinhosamente chamado por seus amigos, mostrou força nesta eleição municipal, elegendo 22 prefeitos cearenses. Somente um político fora das hostes do PSB, neste momento, o ameaça. Trata-se do também deputado estadual-licenciado Camilo Santana, atual secretário das Cidades do Ceará. O problema é que ele é do PT. Se não fosse, seria um forte concorrente para disputar o Governo do Estado, com o apoio do governador Cid Gomes que insisto, mais uma vez, escolherá o seu sucessor de dentro de seu partido. Restará ao senador Eunício Oliveira continuar com o seu mandato no Senado Federal, ele que poderá disputar a Presidência desta Casa, com o apoio do atual presidente José Sarney (PMDB). Vamos em frente! "O futuro a Deus pertence..."