terça-feira, 5 de outubro de 2010

Quilon poderá perder comando do PSDB de Icó e Jaime é um nome forte para assumi-lo

Durante a coletiva de imprensa, na tarde de ontem (04), concedida pelo senador Tasso Jereissati e pelo deputado Marcos Cals, ambos do PSDB e candidatos derrotados ao Senado e Governo do Ceará, respectivamente, foram dadas algumas informações de interesse público. O primeiro anunciou sua aposentadoria em disputas eleitorais. Já o segundo projectou como será a campanha presidencial do segundo turno do candidato tucano José Serra no Ceará e falou ainda sobre o futuro do PSDB cearense.
A projeção que foi feita pela cúpula tucana no Estado é de que muitos prefeitos filiados ao partido e outros membros peessedebistas deixaram a desejar no tocante a eleição no primeiro turno de seus postulantes, dentre eles, Serra, Tasso e o próprio Marcos Cals. Em muitos municípios, a votação dos três foi pífia. E muitos prefeitos tucanos, como o prefeito de Mombaça, Wilame Alencar, preferiu apoiar a reeleição do governador Cid Gomes (PSB), adversário de Marcos Cals nesse certame eleitoral. Sendo assim, todos os filiados do PSDB que foram "infiéis" serão chamados para sair da legenda. Ou seja, a reformulação da agremiação partidária já começou.
No Icó, há muito tempo o PSDB é comandado pelo grupo político do ex-prefeito e médico Quilon Peixoto Farias. Vem desde a sua segunda passagem pela Prefeitura Municipal (1993-1996). E de lá para cá, o partido não vem seguindo a risca as orientações das instâncias superiores. Durante o primeiro turno dessas eleições 2010, no Icó, tanto Serra, como Tasso e Marcos Cals, foram poucos votados. O que se comenta é que o PSDB local não fez campanha para os seus candidatos, indo se refugiarem em outros ninhos. Basta vê o apoio dos ex-prefeitos Quilon Peixoto Farias e Cardoso Mota a Mauro Benevides, Neto Nunes e Aníbal Gomes, todos do PMDB, da coligação adversária. Então fica a pergunta: "Por que estes líderes políticos tucanos nunca vieram a público pedir votos para Serra, Tasso e Marcos Cals?" O povo e a Executiva do PSDB querem saber.
Serra no Icó obteve 4.110 votos, o que equivale a 13,23%. Já Marcos Cals foi o terceiro mais votado no município, com 6.367 votos, o equivalente a 22,07%. E Tasso Jereissati atingiu 14.894 sufrágios, num total de 27,11%, ficando também na terceira colocação. Como se explica isso num município que possui, supostamente, um diretório municipal do PSDB, com três ex-prefeitos (Quilon, Cardoso e Jaime Júnior - DEM e da mesma coligação tucana), com um vice-prefeito (Charles Peixoto) e um vereador (Gilberto Barbosa)? É inimaginável!
Os diretórios municipais do PSDB que não fizerem campanha para o candidato José Serra vão ser destituídos imediatamente num primeiro momento. Logo depois, serão feitas as devidas reformulações. Comenta-se que o comando do partido em Icó está com os dias contados nas mãos de Quilon e Cia. LTDA. Estes, por sua vez, já devem estarem a procura de outras legendas. Do jeito que está, o PSDB estadual não vai mais tolerar infidelidades partidárias de quem quer que seja. Outra novidade é o comando do PSDB de Icó ir parar nas mãos do ex-prefeito Jaime Júnior, visando as eleições 2012. Detalhe: Marcos Cals é forte candidato a presidente do Diretório Estadual do PSDB, já que ficará longos quatro anos sem mandato algum.
Já é notório para todo mundo dos laços que une Jaime e Marcos Cals. E para isso acontecer é num instante, num passe de mágica. Quem sobreviver, verá!