segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Análise dos mais votados em Icó para deputado estadual e federal

Encerrado todo o processo de apuração no município de Icó, na noite de ontem (03), fazemos a seguinte análise da eleição para deputado federal e deputado estadual.
Para deputado federal, Domingos Neto (PSB) foi o grande vencedor, com 9.902 votos. Ele foi apoiado pelo grupo do deputado estadual Neto Nunes (PMDB). Seguido de Genecias Noronha (PMDB), ex-prefeito de Parambu e apoiado pelo grupo do ex-prefeito Jaime Júnior (DEM), com 5.778 sufrágios. A eleição de Genecias foi bastante expressiva, até mais do que a do deputado federal Mauro Benevides (PMDB), apoiado pelo ex-prefeito Quilon Peixoto Farias (PSDB), que obteve 4.290 votos, e a do deputado federal Aníbal Gomes, apoiado por outro ex-prefeito, Cardoso Mota (PSDB), que atingiu 2.484 votos. No final das contas, os quatro conseguiram se eleger com uma excelente votação. Os quatro líderes políticos icoenses trabalharam para os seus candidatos e fizeram bonito. Podem comemorar!
Já para deputado estadual que é a eleição que mais interessa à população, a história é bem diferente. Jaime Júnior foi bem votado no município, com 9.523 votos, haja visto que muitos candidatos de fora também obtiveram votos nessa urbe, como Luhanna Maciel (DEM), Danniel Oliveira (PMDB) e Adahil Barreto (PR). Neto Nunes, que tentava à reeleição, ainda não sabe se assumirá uma cadeira novamente na Assembleia Legislativa. Sua candidatura está sub-júdice porque o parlamentar foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa. E a decisão final sobre a validade ou não da Lei para estas eleições por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) só sairá em meados dos meses de novembro ou dezembro, mas muito antes da diplomação dos eleitos, segundo o procurador da República no Ceará, Alessander Sales. Neto obteve, em todo o Estado, 45.843 votos, o suficiente para está entre as 46 vagas destinadas para o legislativo estadual.
O que se comenta é que a Lei da Ficha Limpa realmente vai ser aprovada, tendo em vista que o tema vai ser bastante discutido e polemizado durante o segundo turno das eleições presidenciais. José Serra (PSDB) já se pronunciou a favor da Lei, até porque conta na sua chapa com o deputado federal Índio da Costa (DEM), relator do projeto "Ficha Limpa" na Câmara dos Deputados e defensor intransigente de sua aplicação para estas eleições 2010. Já Dilma Rousseff (PT) terá que se desdobrá para dizer se é a favor ou não. A nomeação do décimo primeiro ministro do STF depende, tão somente, do presidente Lula (PT). E, pelo que tudo indica, este ministro será favorável a Lei da Ficha Limpa, pois o Planalto não quer que a sua candidata perca votos, já que este projeto nasceu de uma grande mobilização popular.
Agora, só nos resta esperar! O certo é que quem já foi eleito dentro do número exigido pelo Regimento da Assembleia Legislativa (46) não vai querer sair. E vão lutar "desesperadamente" pela aprovação da Lei da Ficha Limpa. Então, salve-se quem puder!