segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Para refletir! Saúde X 168 anos de Icó

Como nós queríamos está hoje (25), dia do município de Icó, abordando só questões e assuntos bons para a população e sua cidade. Mas, infelizmente, a realidade é bem diferente.
A situação do Hospital Regional é mais grave do que se imagina. Médicos que trabalham ali, e que por uma questão editorial, preferimos deixá-los no anonimato para preservar suas identidades profissionais, conhecem bem o funcionamento da unidade de saúde. E sabem que os números são assustadores.
O assunto não é dos mais agradáveis para um dia de festa, mas não se pode fechar os olhos para o problema. O Hospital Regional está longe do que se pode chamar de "atendimento humanizado". É necessário com urgência, a compra de equipamentos sofisticados, encher a farmácia do recinto com medicamentos dos mais diversos possíveis, instalar mais leitos, desafogar a emergência e implantar mais especialidades, principalmente, dando ao povo mais oportunidades perante o Sistema Único de Saúde, o SUS.
Quando nós jornalistas que trabalhamos de olho no que ocorre na sociedade nos posicionamos contra a realização de grandes eventos, como o Forricó e a festa que ocorre nesse momento com grandes atrações em comemoração aos 168 anos de emancipação política de Icó, não estamos sendo contra o projeto ou contra a Prefeitura Municipal e seu prefeito, apenas vemos com preocupação a possibilidade de acontecer um incidente de grandes proporções, porque a rede hospitalar não teria a menor condição de absorver o impacto.
Ficamos aqui a imaginar a euforia de alguns em um dia de festa como hoje. E o povo pobre dessa terra passando por necessidades básicas. Sem contar no fato de que a cidade de Icó não tem sequer um planejamento urbano adequado e nenhuma obra estruturante em andamento por parte do poder municipal. É uma pena!
Mesmo assim, desejamos UM FELIZ ANIVERSÁRIO a nossa querida Icó. Que mais histórias a nossa Princesinha do Sertão tenha a contar pelos próximos anos. E que os nosssos governantes sejam mais atuantes e responsáveis com a coisa pública.

PARABÉNS, ICÓ!!!