domingo, 3 de outubro de 2010

Marina Silva faz bonito e provoca segundo turno entre Dilma e Serra

A maior surpresa dessa eleição de hoje (03) foi a votação expressiva da senadora Marina Silva (PV) para presidente do Brasil. Por conta disso, acarretou o segundo turno, o que o Blog já havia anunciado anteriormente. Dilma Rousseff (PT) manteve a primeira colocação, enquanto José Serra (PSDB) se consolidou em segundo lugar. Os dois disputarão o cargo no dia 31 de outubro.
Agora, é outra eleição e os partidos e candidatos terão que rever todas as suas estratégias eleitorais. Novas composições políticas terão que ser feitas. O Partido Verde, com certeza, estará na pauta, tanto do PT, como do PSDB. Já o PSOL, do candidato Plínio de Arruda Sampaio, é uma incógnita. Se dizem socialistas e não podemos afirmar em quem votarão no segundo turno. Em 2006, com a candidata Heloísa Helena, o partido não apoiou nenhum dos dois postulantes, à época, (Lula e Geraldo Alckmin). Portanto, se absteve da eleição há quatro anos atrás.
Marina, por sua vez, terá um papel fundamental na eleição de 2014. Vem com força total. Está mais conhecida do eleitorado. Terá, também, muito tempo para reorganizar o PV, sua legenda, e transformá-lo num grande partido, inclusive, fazendo um grande trabalho de mobilização nos diretórios estaduais e municipais.
Vamos, agora, esperar as composições políticas para o segundo turno. Acreditamos que o apoio da senadora Marina Silva para qualquer um dos candidatos (Dilma ou Serra) pode ser decisivo para ambas as pretensões. Mas isso é uma história para depois. Hoje, os eleitos só pensam em comemorar. Até o dia 31 de outubro, muita água ainda vai rolar para a eleição presidencial.